Max dá o alarma: os índios vão atacar!

 

O AGENTE 86 episódio 6: o ataque dos índios

 

O AGENTE 86 episódio 6: o ataque dos índios

Miguel Carqueija

 

Max, 99 e o Chefe, além do Agente 43, tratam de enfrentar uma inusitada ameaça: os índios Penas Vermelhas, do Arizona, resolveram entrar em guerra contra os Estados Unidos e para tal mandaram um ultimato ordenando a devolução das terras em 48 horas (seria o país inteiro...). Alarmado com tão “terrível” ameaça Max acaba avisando os Comandantes das três Forças Armadas, para desespero do Chefe.

Pelo menos dessa vez a Kaos não entre no jogo. Max e 99 tentarão desativar a “arma secreta” dos índios e a trama toda adquire o caráter de farsa burlesca. A própria 99 é engraçada, ao dizer que Max vale duas vezes o Agente 43 (pela matemática sim, pois ele é o 86) e com seus ciúmes de Nuvem Branca, a filha de Nuvem Vermelha, que se enamorou de Max, a princípio pensando que ele era o noivo que não via há anos (Max estava disfarçado de pele-vermelha). Quando Max estava preso pela assembleia de chefes a 99 invade a tenda com suas armas e manda todos os índios se afastarem do 86, e especialmente que Nuvem Branca se afastasse.

 

 

O Chefe tem uma paciência de Jó com o Agente 86.

 

Resenha do episódio 6 (“Washington 4, Indians 3”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Richard Donner. Roteiro: Gerald Gardner e Dee Caruso. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

Elenco:

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Edward Platt...................................”Chefe”

Anthony Caruso............................. Red Cloud (Nuvem Vermelha)

Adele Palacios...................................White Cloud (Nuvem Branca)

Willis Bouchey...................................Air Force General

Bill Zuckert.........................................Admiral

Ronald Curtis......................................Army General

Monroe Arnold...................................Agente 43

 

“Você vale dois do 43, 86.”

(Agente 99)

 

“Vamos falar do futuro. Se juntarmos as promessas do passado e as políticas do presente, só há uma coisa a dizer... manda ver, Nuvem Vermelha.”

(Agente 86)

 

Nuvem Vermelha e os outros. Nota: na vida real existiu um famoso chefe pele-vermelha com esse nome.

 

Há uma crítica irônica em relação à política norte-americana referente aos indígenas. É quando 86 tenta convencer Nuvem Vermelha a não lançar a arma contra a Casa Branca — e para tanto procura relacionar o que foi a política dos brancos: primeiro no passado, mas só de falar ele passa para o presente e, não dando certo o argumento, recorre ao futuro e então, derrotado, ele mesmo diz: “Manda ver”. Felizmente o míssil era apenas uma seta gigante, que caiu inofensivamente no jardim da Casa Branca.

E Nuvem Vermelha foi nomeado Secretário para Assuntos Indígenas... fórmula que o governo encontrou para contornar a situação.

 

Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2024.

 

A "cobra elétrica" do Controle. Na imagem Max, a 99 e o 43.