LIVRO "MATURIDADE: AMORES E DORES AO ENVELHECER"

O livro da foto (Maturidade, Amores e Dores ao Envelhecer), de minha autoria, encontra-se à venda na amazon.com. vale a pena comprar e ler antes do Ano Novo. O link para compra é https://amzn.to/3RKPQEL, ou comigo caso queira um autógrafo.

 

A narrativa é uma síntese de longas reflexões sobre o amadurecimento pessoal e o processo de envelhecer. São dois conceitos diferentes: o envelhecer é cronológico, ninguém escapa deste processo que um dia chega a seu ponto final, todos sabemos disso, só não sabemos quando. O amadurecer também segue uma cronologia, mas uma outra cronologia, que pode ser paralela ao envelhecimento ou não. Amadurecer tem a ver com a vida do indivíduo, com seus passos ao longo da vida, com suas experiências acumuladas e em como reage aos acontecimentos, principalmente aos inesperados e inusitados. Envelhecer pode ser importante para acumular conhecimentos, mas amadurecer é acumular sabedoria. Assim como envelhecer e amadurecer são conceitos paralelos, mas diferentes, conhecimento e sabedoria também são.

 

Meu ponto de partida é uma reflexão sobre as perdas que se seguiu a uma pergunta feita por alguém e que me provocou uma longa resposta depois de muito pensar sobre a vida. “O que você tem a perder”? Foi a pergunta. E eu, pessoa idosa e madura (71 anos), comecei a pensar as respostas possíveis, a ler sobre o tema, e a encontrar respostas para essa pergunta nada sutil. Leia no livro minhas respostas à pergunta e ao planejamento para “envelhecer com saúde e qualidade de vida” que fiz para os próximos anos que, espero, serão longos anos.

 

Este é um planejamento genérico. Pretendo dar detalhes dele em publicações futuras e em apresentações nos canais das redes sociais. Leiam e vivam seus processos de envelhecer e amadurecer da melhor maneira possível.

 

Paulo Cezar S. Ventura (pcventura@gmail.com - @paulocezarsventura)

 

Paulo Cezar S Ventura
Enviado por Paulo Cezar S Ventura em 04/01/2024
Código do texto: T7968936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.