Kagome procura entender o misterioso Izumo.

 

INUYASHA episódio 95: ainda as jóias falsificadas

 

INUYASHA episódio 95: ainda as jóias falsificadas

Miguel Carqueija

 

O caso dos falsificadores da “shikon no tama” (jóia das quatro almas) tem aqui a sua continuação e o seu desfecho. Aliás, parece que essa jóia era famosa nos tempos fabulosos em que Inuyasha vive.

E o sumiço do Naraku, com a maior parte dos fragmentos (shikon no kakera) já está durando tempo demais.

Após a explosão do final do capítulo anterior, Kagome parece ter sido sequestrada pelo youkai-touro (cuja feiúra parece demasiada) Gi-oh, e ela desperta num local estranho, como se fosse um colégio vazio ou coisa que o valha, e o Izumo, o rapaz que pesquisa sobre a jóia usa um grande manto azul, está lá. Em bolhas formadas pelo youkai-sapo, Gamu, estão presas muitas pessoas da aldeia próxima. Kagome não se in timida com a situação e resolve buscar um meio de produzir fogo, uma boa arma contra sapos.

 

Shippou, que ficara preso nas pedras quando o solo desabou, custou a recuperar a consciência. Sango, Miroku e a Kirara (à esquerda, em sua forma grande) ficaram com ele enquanto Inuyasha foi procurar a desaparecida Kagome.

 

Resenha do episódio 95: “Os fabricantes da Shikon no Tama parte 2”, do seriado japonês de animação “Inuyasha” (temporada 4: episódios 78 a 96). Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

Kagome aproveita a chegada da Kirara com sua aljava de setas (vejam a boca da Kirara) para agir.

 

“Mas se você for nos matar para isso, você jamais se tornará homem!”

(Kagome Higurashi para Gi-oh)

 

 

Cena cômica, depois que Inuyasha elimina uma porção de inimigos.

 

Tirando fora um exagero nas cenas teratológicas — o youkai-touro é muito assustador — o episódio é movimentado e envolvente, com os heróis lutando denodadamente contra uma multidão de youkais de baixo nível e alguns mais evoluídos, como o Orochidayu; e Inuyasha, com a sua Tessaiga, não tem maior dificuldade em eliminar muitos, exceto Gi-oh que é mais potente. Aliás há uma cena marcante com Kagome, armada de arco e flecha, enfrentando Gi-oh e discutindo com ele, que pretendia utilizar os cinco heróis (a ela ele chama de miko, ou seja, sacerdotisa) para forjar uma nova “jóia de quatro almas” pela qual pudesse se tornar humano. A revelação final, quando se descobre que Gi-oh e Izumo são a mesma pessoa (um de noite e outro de dia) explica muita coisa que aconteceu. Sem o manto, descobre-se que Izumo não tem corpo totalmente humano. Na verdade é um hanyou, misto de youkai e humano.

Afinal os seis personagens principais, que já constituem um grupo coeso — o tradicional grupo heterogêneo de aventureiros numa “quest” de fantasia — prossegue sua jornada nesse Japão medieval e místico (Era Sengoku): Inuyasha (o “hanyiou” temperamental); Kagome Higurashi (a garota que veio do futuro e agora assumiu ser uma “miko” ou sacerdotisa xintoísta); Shippou (o pequeno youkai-raposa, a criança do grupo); Miroku (o “henshi” ou monge budista, muito atípico); Sango (a caçadora de youkais) e Kirara (o animal-youkai que serve Sango e que tem tamanho pequeno e aspecto fofo mas que pode virar um animal gigante, voador e poderoso).

 

Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2023.

 

A heroica adolescente Kagome, combatendo em pleno vôo da Kirara. Aqui, no ato de pegar uma flecha e disparar.