AKAME GA KILL! volume 2: as “teigus” em ação

 

AKAME GA KILL! volume 2: as “teigus” em ação

Miguel Carqueija

 

Apesar do traço em geral suave (mas nem sempre), “Akame ga kill!” (A assassina Akame) é uma história forte e com detalhes por vezes grotescos, crus. Isso porque os vilões são extremamente perversos, e o regime tirânico do país imaginário pratica torturas monstruosas, por vezes entrevistas nos quadrinhos. E o grupo de heróis sabe que precisa matar.

Neste volume se explica o que são as teigus — como Akame esclarece a Tatsumi, que ainda não tem nenhuma. Cerca de mil anos antes, quando o império surgiu, o primeiro imperador mandou criar armas especiais, utilizando matéria prima de animais raros e perigosos e metais raros. Assim foram criadas 48 teigus, porém metade delas sumiu com o tempo.

Akame explica que a sua teigu — a espada Murasame — mata imediatamente com um simples arranhão, por envenenamento sem antídoto. Leone usa — vejam só — a teigu Lionel, que a transforma numa espécie de felina com garras e força descomunal. Mime usa a Pumpkin, espécie de canhão portátil que dispara “energia espiritual na forma de onda de choque”. Bulat tem a Incursio, espécie de armadura que faz lembrar os mechas de alguns desenhos. Lubbock utiliza o “Cross tail”, fios resistentes que podem criar armadilhas, detectar movimentação de inimigos, prender e cortar (cito quase textualmente: não entendi bem seu funcionamento). Sheele faz uso da “Extase”, uma tesoura gigante. Akame também explica que a Night Raid coleta as teigus que encontra e que na luta entre usuários de teigu, um deles com certeza morrerá.

 

Resenha do volume 2 do mangá “Akame ga kill!” (Assassina Akame), de Takahiro (roteiro) e Tashiro Tetsuya (arte). Editora Panini, Barueri-SP, maio de 2016. Square Enix Co., Japão, 2010. Tradução: Fernando Mucioli. Volume com os capítulos 5 a 9

 

..

Akame enfrenta o "decapitador" numa batalha mortal. 

 

 

“O poder e a fortuna absolutos do primeiro imperador criaram 48 teigus, armas inconcebíveis até mesmo nos dias de hoje.”

(Akame)

 

“Todas as teigus são poderosas. Entre elas, há algumas capazes de derrotar exércitos inteiros. Mas, durante a grande revolta interna de 500 anos atrás... cerca de metade dessas armas desapareceu pelo mundo.”

(Akame)

 

“Se dois usuários de teigu lutarem pra valer... um deles certamente morrerá!”

(Akame)

 

“Justamente por ter um parafuso frouxo eu tinha talento para matar. Eu poderia limpar o lixo da sociedade. Tinha encontrado um jeito de ser útil.”

(Sheele)

 

Ao longo do volume, dois combates entre usuários de teigu. Akame enfrenta Zark, o “decapitador”, um psicopata e ex-guarda do império, que roubou uma teigu e vive pelas ruas, matando a esmo (como ele sobrevive não se explica). Sua teigu é uma espécie de olho que ele porta na testa e permite visão a distância, ler a mente dos adversários e criar ilusões óticas. Sua luta com Akame é marcante. Porém, Akame o derrota lutando com astúcia e coragem. O outro combate reúne Mime e Sheele contra uma oficial do exército imperial que usa uma “teigu orgânica”, parece até um urso de pelúcia mas é um bicho que pode crescer e virar um verdadeiro monstro.

Infelizmente o adversário era forte e surpreendente demais e o confronto resulta na morte de Sheele — a “desastrada” do grupo que descobrira ter aptidão para matar os malvados.

Seryu é da guarda imperial e até já havia falado amigavelmente com Tatsumi na rua, sem saber que ele era da Night Raid. É até simpática e acredita estar defendendo a justiça.

Assim aumenta a tensão da história com a Night Raid preparando-se para batalhas mais difíceis e contra usuários de teigus. E o sádico primeiro-ministro sugere ao rei chamar do Norte a General Esdeath, conhecida por seu caráter sanguinário.

Há detalhes que me incomodam nessa história, que na verdade chocam. Algumas teigus serem chamadas “demoníacas”, a cruzinha que aparece nos uniformes de membros do governo tirânico (um sinal sagrado usado pelos maus?) e os excessos gráficos de torturas e violências. Assim a parte mais profunda e interessante da história, com o lado humanos dos heróis e até doses de humor, se entremeia com tais detalhes.

 

Rio de Janeiro, 12 e 13 de dezembro de 2023.

 

Outra cena do combate. Seriamente ferida na perna, Akame prossegue na luta até eliminar o perigoso adversário. Observação: os membros da Night Raid, como Akame, só matam elementos perversos.