Serena lança uma ironia a Blair, ao falar de seu compromisso com Dan.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 5: a diferença entre Blair e Serena

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 5: a diferença entre Blair e Serena

Miguel Carqueija

 

Este episódio tem muita movimentação, é muito dinâmico e no cômputo geral sinaliza de diversas maneiras o mau caráter de Blair e a boa índole de Serena.

Há tramas paralelas que depois convergem para o clímax.

No seu mundo frívolo, Blair Waldorf está organizando uma “festa do pijama” e julga que Serena irá participar. Serena, porém, está de encontro marcado com Dan e não pretende furar de novo, como antes havia furado para ajudar Blair. Então Blair tem a ideia de convidar Jenny, a irmã de Dan, e que, diga-se de passagem, tem apenas 14 anos. Só que a tal festa do pijama não era uma coisa inocente, havia jogos, desafios, dirigidos maquiavelicamente pela Blair. Para início de conversa ela obriga Jenny a tomar bebida alcoólica (gim) sob pena de ser expulsa da festa. Depois, ao saber que Eric, o irmão mais novo de Serena, continuava preso na Clínica Ostroff (sob tratamento de depressão) propõe a Jenny sequestrarem o rapaz, tirando-o da clínica para passar uma noite de diversão. E isso vai originar um grande quiproquó.

 

O comportamento cafajeste de Blair, aqui com Jenny, de 14 anos.

 

Alheia a isso Serena procura se divertir com Dan. Ele porém quer fazer uma surpresa. É engraçada a cena em que dobram uma esquina, ela vê uma vespa (lambreta) e fica toda entusiasmada, achando que iriam utilizá-la; mas na verdade havia um carro com motorista a espera. Horas antes Dan mostrava a seu pai, Rufus, um saco de moedas, pois quebrara o seu cofrinho para sair com Serena (sic).

Ele a leva a um restaurante de luxo e, depois de escolherem os pratos, ela se levanta e diz estar indo ao banheiro. Pobre Dan: ao perguntar ao garçom o preço da lagosta pedida por Serena, recebe a resposta: 78 dólares! Então ele cancela seu próprio prato principal e fica só com o aperitivo. Mas é que ele não sabia...

 

O comportamento nobre de Serena.

 

Quando terminam e Dan pede a conta, Serena revela que já havia pago tudo (na hora em que ela disse estar indo ao sanitário). Diante do espanto de Dan ela diz para ele não se preocupar: ela pagara com um cartão de crédito da mãe, que ela usava, óbvio, com o consentimento da Lily; Serena, sendo uma estudante, ainda não tinha renda própria. Ela observa, com muita sensatez, que ele pensara errado sobre como ela queria sair. Nessa hora eu pensei, como essa garota é gente! Podemos traduzir o que ela disse dessa forma:

“Dan, não há desonra nenhuma em que a mulher pague a despesa, se ela tem mais condição. Eu não quero sair com você para você contratar carro e me levar a um restaurante de luxo. Eu não quero que você gaste assim comigo.”

Percebendo seu erro Dan sugere algo mais banal e a leva a uma sinuca, onde tem de ensinar o jogo a uma Serena que está se divertindo à grande.

Dan, no fundo, é um rapaz muito correto, discreto e cavalheiro, e Serena fez uma boa escolha, mesmo sabendo que comparado a ela ele é um pobretão.

 

Blair arranjando briga no bar e quase envolvendo Serena.

 

Resenha do episódio 5 (Daredevil/Temerária) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Lenn K. Rosenfeld. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Jamie Babbit. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorf.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também no elenco do episódio: Nan Zhang, Zuzanna Szadkowski, Halley Wegryn Gross, Kait Lyn.

 

Ajudada por Dan, Serena retira seu irmão Eric daquele ambiente sujo.

 

“Como sempre não serão poupados gastos, nem reputações.”

(Gossip Girl, falando da festa do pijama)

 

“Blair, eu vou sair com o Dan, lembra? O cara que você descobriu que é um ser humano.”

(Serena van der Woodsen)

 

“Uma dica para você, Pequena Jenny. Quanto mais rápida a ascensão, mais dura a queda. Espero que o seu edredom de Hello Kitty sirva também de para-quedas.”

(Gossip Girl)

 

“Isto é uma festa, Jenny. Ou você engole isso ou pega o metrô para casa.”

(Blair Waldorf)

 

“Olha. Eu quero sair com você, mas não da maneira que você pensou.”

(Serena van der Woodsen para Dan Humphrey)

 

“Flagrada: a Pequena J sendo posta à prova pela Rainha B. Será que ela vai aceitar o desafio e mandar ver? Ou a menina suburbana com carinha de boa moça pagará o maior mico da noite?”

(Gossip Girl)

 

“Flagrados. Resgate mal sucedido do irmão mais velho. Ninguém disse a ele que não se salva uma donzela que não quer ser salva.”

(Gossip Girl, referindo-se a Dan e Jenny)

 

“Valeu a pena conversar com alguém além de você e da mamãe. Mesmo que seja com a Blair.”

(Eric van der Woodsen para Serena)

 

“Se você tivesse feito a metade do esforço dela, poderíamos ter nos conhecido muito antes.”

(Serena para Dan, falando de Jenny)

 

“O boato é que a Jenny Humphrey arrasou na festa do pijama da Blair Waldorf. Foi uma estreia como não víamos desde a da própria Blair.”

(Gossip Girl)

 

Eric fala do seu aborrecimento na clínica.

 

Mas a coisa se complica porque Blair e Jenny conseguem tirar Eric da clínica e o levam, com as quatro aduladoras da Blair, a um bar... e Blair, querendo ver até onde Jenny conseguiria chegar, dá um beijo na boca de um rapaz bêbado, consegue extrair que ele tem uma namorada chamada Amanda e furta o seu celular. Aí desafia Jenny a ligar para a tal Amanda dizendo o que supostamente havia feito (na verdade, Blair fizera).

Honestamente, é normal ficar buscando encrencas com estranhos, e ficar ensinando esses trotes a uma adolescente de 14 anos?

Mais uma vez Serena será chamada a corrigir os erros dos outros. A clínica avisa Lily van der Woodsen da fuga de Eric. Lily acha que é Serena que está por trás junto com Dan e liga para Rufus, com quem no passado tivera algum relacionamento amoroso, e agora tratam-se na base do sarcasmo. Rufus se recusa a dar o telefone do filho, em consequência Lily aparece em sua casa. Serena não levara o celular.

Rufus ligara ele mesmo para Dan. Este atendeu quando estavam na sinuca. Alertados por Rufus, Dan e Serena conseguem localizar Eric pelo celular e partem para lá, sem nem saberem que Jenny também lá se encontrava — quando a tal Amanda, furiosa, chega ao bar e arma o barraco. Quando vê Blair ameaçada, Serena tenta intervir; mas Blair diz simplesmente: “Eu não preciso da sua proteção!” Pouco faltou para sair uma briga generalizada, o que talvez só não tenha acontecido pela revelação da pouca idade da Jenny.

Por fim todo mundo se retira e Eric, orgulhosamente, diz ter valido a pena ter fugido; e Jenny se recusa a ir com Dan, preferindo ficar com o grupo de Blair.

Esta porém reservara uma baixaria final: desafia Jenny a entrar na loja de sua mãe Eleanor Waldorf e roubar uma jaqueta. Entrega as chaves a Jenny e quando esta está lá dentro, o alarma toca... e Blair foge com as demais garotas, deixando Jenny desamparada.

Jenny acaba se saindo muito bem, aprendendo um pouco das malandragens da Blair. Ao policial ela se identifica como Blair, diz ter só 14 anos (a verdadeira Blair tem mais), aquela loja era de sua mãe, tinha esquecido a jaqueta e não se lembrara do alarma... e afinal ela tinha as chaves do estabelecimento, ia inclusive trancar a loja...

 

Com muita esperteza, Jenny Humphrey conseguiu evitar ser detida, vencendo a armadilha de Blair.

 

Ou seja, ela venceu o desafio e apareceu triunfante no quarto da Blair, jogou o chaveiro e declarou que ficaria com a jaqueta. Talvez isso não estivesse nos planos da Blair, mas ela deve ter percebido que, ou ressarcia a mãe da peça surrupiada, ou teria de sair na mão com a Jenny se quisesse recuperar o agasalho. Blair afinal concordou que Jenny levasse a jaqueta. E até a Gossip Girl, quando soube, noticiou em seu blog a surpreendente vitória de Jenny em sua estreia na festa do pijama.

Irá Jenny, levada pelo desejo de ser igual às outras, se corromper também?

Mais tranquila, Lily van der Woodsen se retira da residência de Rufus Humphrey.

 

Enquanto isso, na rua, depois de deixarem Eric na clínica, Dan e Serena finalmente se beijam, aliás por sugestão de Serena, tendo em vista a timidez de Dan. Na última imagem deles, neste episódio, são vistos pelas costas, caminhando abraçados, alegremente.

Dan deu razão a Eric por querer sair daquela clínica, que ele achou deprimente; e Serena observou que lá, justamente, se tratava a depressão.

Mas Lily, talvez sentindo pesar a consciência, vai na clínica e retira Eric, permitindo finalmente que ele volte para casa. Eric tentara o suicídio, mas isso fôra na ausência de Serena, quando esta estava estudando em Conecticut.

Lily precisa confiar mais no poder da sua filha.

 

Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2023

Cena encantadora entre Serena e Dan.

Embaixo: finalmente o beijo dos namorados.