TEMA DE DISSERTAÇÃO DO ENEM? PARABÉNS

Tema da redação do Enem 2023 é 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'

Quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas, que acontecem neste domingo (5) e no próximo (12).

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A redação faz parte do primeiro dia de prova do exame.

Na avaliação de professores :-

"O aluno precisa ir atrás da relação de causas e consequências, principalmente porque o tema fala de desafios. É preciso pensar, então, nas causas que levam à invisibilidade desse trabalho”, afirma Daniella Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.

Enem 2023: professores comentam tema da Redação

A professora do Anglo ainda comenta que:

· "a mulher que cuida dos filhos e dos pais não é valorizada";

· "a sobrecarga com o trabalho fora e em casa, no geral, não é reconhecida pela sociedade";

· "a dupla jornada e as cobranças sociais são naturalizadas, ou seja, são vistas como normais".

A professora Julia Ferreira, coordenadora de redação da plataforma Redação Nota 1000, elaborou um texto-modelo para a proposta do Inep.

A questão da "economia do cuidado" foi objeto de um episódio do podcast "O Assunto", que tratou, entre outros pontos, do fato de que, na média, mulheres passam o dobro do tempo dos homens em funções domésticas e de cuidado com os filhos e/ou demais familiares!!! “.

Nota do divulgador:- Com certeza pela maneira como observamos dentro de nossas casas, acredito que todas as mulheres foram bem melhores na dissertação do que os meninos que jamais colaboram com suas mães na tarefas caseiras, principalmente se não tem uma empregada doméstica ou uma diarista!!!

ivanhoé e G 1 - PLIM PLIM!!!
Enviado por ivanhoé em 07/11/2023
Código do texto: T7926282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.