Autora- Elizabeth Gilbert.

Editora- Objetiva. 2015

.

P: O que é a criatividade?

R:É o relacionamento entre um ser humano e os mistérios da inspiração.

.

        O que tenho a dizer deste livro é que ele é instigante do início ao fim. A princípio, a obra aborda sobre a coragem de viver criativamente, sendo este o tema central. O que significa estar aberto para uma vida motivada pela curiosidade que pelo medo.

" E todos sabemos que, quando  a coragem morre, a criatividade morre com ela. Que o medo é um ferro-velho abandonado onde nossos sonhos são largados para definhar sob o sol escaldante. Isso é conhecimento geral; às vezes só não sabemos o que fazer a respeito."

       No desmiuçar do enredo, a autora frisa que as ideias são movidas por um só impulso: o de se manifestar. Sendo possível apenas através da colaboração do esforço humano, e podemos estar abertos ou não para essas novas ideias.

     - E aí: Autenticidade ou Originalidade? Sinceramente gostei demais deste capítulo pois me rendeu reflexões precisas. Ela aborda sobre o medo que geralmente temos da não originalidade, ou a possibilidade de que nossas ideias sejam triviais, banais ou indignas de alguma criação... o que nao é bem assim. - Vai lá e tenta! Apesar de ser inevitável que haja alguma repetição  de instintos criativos, quando colocamos nossa própria expressão e a própria paixão em uma ideia, essa ideia se torna nossa.

" Tentativas de fazer algo original muitas vezes acabam parecendo forçadas e afetadas, porém a autenticidade tem uma ressonância singela."

       Em suma,  esta obra ressoa com qualquer pessoa que busque trabalho criativo. Gilbert argumenta que todos nós estamos fazendo trabalho criativo, independentemente de nossas profissões e hobbies escolhidos.  Diferentemente do que se acredita, ser criativo não é apenas lidar com artes e tambem nunca é tarde demais para inovar, só precisamos estar abertos!

Elizabeth Gilbert
Enviado por Morgana Laís em 13/04/2023
Reeditado em 13/04/2023
Código do texto: T7762887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.