Caminhos Sem Destino, de ILSE LOSA

Redescobrir ILSE LOSA (1913-2006)

.

"Caminhos Sem Destino" - colectânea de CONTOS

*

ILSE LOSA, uma das grandes autoras de CONTOS PARA CRIANÇAS, é igualmente notável na literatura para o público adulto.

*

Dos seus contos para crianças, tenho uma especial preferência por "Na Quinta das Cerejeiras" (1981), história de um garoto do interior que se vê forçado a emigrar com a mãe para a grande cidade... e de como ele recupera dessa mudança tão radical pela força da criatividade! Este conto foi agraciado com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, em ’84.

*

Ilse Losa nasceu na Alemanha. Fugindo ao Nazismo, encontrou refúgio em Portugal. Aqui ficou, e criou família. Aqui adoptou o Português e através da sua nova Língua construiu a sua interessante obra!

Ilse Losa fez a sua estreia na Literatura Portuguesa com a publicação de “O Mundo em que Vivi”, em 1949. Conforme se depreende, esta obra regista o mundo do Holocausto, mas visto pelos olhos de uma menina, Rose, a protagonista.

Conforme já foi assinalado por outros estudiosos, na sua obra ela representa três grandes momentos que marcaram a Alemanha do século XX – o antes, o durante, e o depois da época nazi e do Holocausto...

*

"Caminhos Sem Destino", colectânea da Editora Afrontamento, 1991.

Trata-se de uma colectânea de contos breves, apenas alguns um pouco mais longos. Toda a magia do 'conto' - Como em pequenas narrativas se condensa toda uma história... Memórias que se cruzam num instante do presente... O click que transforma uma personalidade e a faz passar do comportamento normal à crueldade... ou a crueldade de um gesto conscientemente egoísta e ingrato...

De todo o interesse anotar, ainda, o prefácio de Américo Oliveira Santos, e na contra-capa, o testemunho do poeta José Gomes Ferreira, datado de 1956.

Myriam

30 de Agosto de 2022

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 30/08/2022
Reeditado em 30/08/2022
Código do texto: T7594197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.