Revista Divulga Escritor no. 51 com o especial livro RETICÊNCIAS DE MIM... Autobiografia de Carlos AOliveira

Participação Especial na fantástica Revista Divulga Escritor no. 51 com o especial livro RETICÊNCIAS DE MIM... Autobiografia de Carlos AOliveira, meu amigo e confrade da AGLAC (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências). Com muita honra e prazer eu escrevi o prefácio da obra que aqui está nas páginas 109 e 110 da Revista.

 

Prefácio

 

Arquiteto, artista plástico, escritor, poeta, compositor e outros atributos artísticos que compõem suas competências, Carlos AOliveira não esgota, no entanto, sua figura humana ampla, singular e autônoma nestes epítetos. O nosso amigo e colega acadêmico da AGLAC, é muito mais do que isso.

Carlos AOliveira, senhor de seu destino, cidadão, homem de artes e cultura, peregrino da existência, “amado e amante”, é, antes de tudo, alguém em profundo deslindar de seus tempos e luzes. Alguém que conheceu o doce e o amargo da vida... O sensual e a solidão da vida... O sucesso e os percalços da vida... Tudo plasmado nesta autobiografia que muito me honra e gratifica escrever o prefácio.

O nosso amigo, aliás, torcedor do Fluminense, no futebol, é um apaixonado pela vida. Apaixonado pelas mulheres, pelo amar e pelo amor. Hoje, com sua companheira, Anilce dos Santos Silva, Carlos nos traz sua existência em completo, desnudando o íntimo do seu ser para nos mostrar quem é Carlos Alberto de Oliveira. O “Reticências” de Carlos se “impõem”, dessa forma, para criar um livro único no sentido de que, original; é uma viagem pelos caminhos vivenciados, vencidos, experimentados, saboreados e evoluídos...

O Universo das letras e artes bem cedo encantou Carlos. Seu empenho e curiosidade são registrados na infância. O desenho, a pintura, a arquitetura, a composição musical, está tudo aqui nesta autobiografia, a nos focar, ora com uma lupa, um zoom no detalhe, ora com uma visão panorâmica, com avassaladora e contumaz lucidez do autor. Grato a tudo o que conquistou e tudo o que recebeu como presente, Carlos AOliveira possui o dom da síntese, porque muito do que o leitor pode vir a saber é um brotar de sementes, um ar matinal de montanha... Algo que encontra total saciedade, total completude, mas ao mesmo tempo, nos diz que há uma enormidade de reticências, um mundo de caminhos trilhados e por trilhar...

Seja na “Trilogia dos Tempos” (Quartos de Tempo, Em Tempo e Outros Tempos), seja na trilogia das luzes (Chamas, Clarão e À Luz) o poeta e escritor nos brinda com doses generosas de sabedoria e força vivaz. Interpenetrando-se, logicamente, com sua jovialidade e inovação como artista plástico surrealista na Série “Olhares e Intenções” e sua imponente criatividade nos projetos de arquitetura do NEAM (Núcleo Espírita Alam de Melo), no Complexo Meteoro e no Colégio Odete São Paio, dentre muitos outros trabalhos...

Em suma, Carlos AOliveira, artista e escritor, arquiteto e compositor, premiado e reconhecido, várias vezes, tanto nacional quanto internacionalmente, nos demonstra sua imensa paixão pela cidade de São Gonçalo – RJ. Faz-nos relembrar que o sonho, o tempo presente das coisas futuras se alimenta da memória, o tempo presente das coisas passadas e tem seu lugar na própria vida, tempo presente das coisas presentes.

Que o leitor beba nesse manancial de produção artística, literária, arquitetural, urbanística... E tenha plena certeza de que o ser humano Carlos Alberto de Oliveira possui a ubiquidade neste livro inteiro: a faculdade divina de estar presente em todas as fases e dimensões desta obra. Aproveitemos...

 

Mauricio Antonio Veloso Duarte

Membro Efetivo da AGLAC . Cadeira 56 .

Patrono: Marechal João Batista de Mattos

 

RETICÊNCIAS DE MIM...

Uma autobiografia de Carlos Alberto de Oliveira

 

Editora Filos

68 páginas

14,8 x 21 cm

capa colorida

miolo PB

Cerqueira César

2020

ISBN: 9 786587 128344

 

Confira no link a reportagem da Revista nas páginas 109 e 110:

https://issuu.com/smc5/docs/51_divulga_escritor_revista_literaria_da_lusofonia/109

 

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) e Carlos Alberto Oliveira
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 19/03/2022
Reeditado em 19/03/2022
Código do texto: T7476216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.