A Parábola do Semeador

Jesus ensinou e contou parábolas para o seu povo e vem ensinando até hoje. Hoje me lembrei da parábola do semeador, a qual é nos revelado que um lavrador estava espalhando as sementes pelo campo, com isso algumas sementes caíram no meio do caminho, e as aves vieram e comeram. Outras sementes caíram em solo rochoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas. Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram os brotos, sem nada produzirem. Por fim, outras caíram em solo fértil e germinaram, cresceram e produziram uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior.

A semente é a Palavra de Deus, o Evangelho na pessoa do próprio Jesus, que é o Verbo vivo. O semeador é quem anuncia a Palavra de Deus. Os tipos de solo sãos os diferentes tipos de pessoas e as suas reações quanto à semente, cada tipo de solo determina o que acontece com a semente em si próprio. O solo rochoso remete às pessoas superficiais, ouvintes emotivos mas com entraves internos, que impedem o Evangelho de criar raízes profundas. Já o solo com espinhos trata-se das pessoas que ouviram mas com o passar dos dias, são sufocadas por preocupações deste mundo e prazeres da vida. Esses têm inclinações gananciosas e egoístas, não dão frutos pois vivem para satisfazer seus próprios interesses. Já o solo fértil são as pessoas que ouviram a Palavra de Deus e recebem-na com fé, com coração honesto e reto dão fruto, mesmo que para isso tenha que enfrentar dificuldades na vida. Que solo você tem sido? Não se preocupe com os espinhos, com o calor, ou com aves que tentam roubar suas sementes, foque apenas em Cristo Jesus.

Caio Gomes
Enviado por Caio Gomes em 07/02/2022
Código do texto: T7446901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.