GOYA E A ETERNA FACE DA ESTUPIDEZ

Antes, porém, duas reflexões:

Historiador americano Philip Van Doren Stern, em “Tambores do amanhã”:

“A batalha pela liberdade é uma luta que não tem fim.

Nem suas vitórias são finais,

nem suas derrotas são permanentes.

Cada geração deve defender o seu patrimônio,

porque cada conquista desperta novas forças

que tentarão substituir os antigos meios de opressão por outros.

Não pode haver paz em um mundo que vive e cresce sempre,

e cada batalha que os nossos antepassados

supunham ter acabado,

terá de ser travada novamente por nós e pelos nossos filhos,

se quisermos preservar e aumentar o patrimônio da liberdade”

Friedrich Nietzsche, em “Gaia Ciência”, parágrafo 341:

“E se um dia ou uma noite

um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão

e te dissesse: “Esta vida, assim como tu vives agora

e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez

e ainda inúmeras vezes:

e não haverá nela nada de novo,

cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro

e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande

em tua vida há de te retornar,

e tudo na mesma ordem e seqüência

e do mesmo modo esta aranha

e este luar entre as árvores,

e do mesmo modo este instante e eu próprio. “” ...

Isto posto, vamos ao que importa:

A macabra arte e as horríveis visões de Francisco de GOYA (30/03/1746 – 16/04/1.828), colocadas em tela, estão de volta para a reflexão do cidadão comum.

Se o pacato leitor duvida, acesse na internet as imagens das telas do artista: “O enterro da sardinha” (1810), “A romaria de Santo Izidro” (1.819) e “A carga dos mamelucos” (1.814); etc.

Compare os personagens dos quadros com as faces das pessoas que invadiram o Capitólio americano...;

preste atenção nas faces desta gente estúpida seguindo as ordens de Trump ou do pato amarelo bolsonarista (ou da Sardinha, como no quadro); compare; examine;

o gênio espanhol captou as imagens e as imortalizou nos quadros – essas pessoas idiotizadas a seguir um líder fanático.

São os mesmos olhos enlouquecidos da multidão bêbada de ódio e maus pensamentos, delirante, a seguirem um ídolo vazio – como uma Sardinha.

A história segue seu curso, o mundo muda, transforma-se, mas essa gente, marionetes de algum opressor estúpido, não muda e nunca mudará.

Num dos quadros Goya até deu um nome à nossa situação atual, na gravura de um homem descansando a cabeça em uma mesa como se desistisse de tentar entender o mundo (“Os caprichos”). Ao redor de sua forma desesperada, estranhos monstros da noite se materializam com os olhos brilhantes e frios de corujas e gatos. Ao lado de sua mesa há uma inscrição que pode ser traduzida como: “ O sono da razão produz monstros ”.

Nada mais claro que o alerta...”O sono da razão produz monstros”.

Como não comparar o alerta com o momento atual: a negativa da ciência, o sono daquilo que é racional, a produzir as pessoas monstruosas que hoje, (na internet, principalmente), abandonaram a racionalidade e abraçam o dogmático.

Para finalizar, o gênio espanhol apresenta a pintura “Saturno devorando a um filho”, a horrível imagem do crime odioso de um pai devorando seu descendente, como haverá de acontecer se os tumultos atuais levarem a uma guerra civil, onde irmão matará irmão e pai matará o filho.

Goya testemunhou a ascensão e queda da razão.

Ele nasceu em 1746, no século do Iluminismo e do surgimento da ciência.

Viveu no período da revolução francesa (1.789/1.799) e do domínio das tropas de Napoleão na Espanha (1.808).

Viu muito das faces estúpidas que retornam agora; como a cumprir a maldição do eterno retorno de Nietzsche.

Deus nos livre dos seus pesadelos.

Cruz credo !!

................................................................................................

Obrigado pela leitura.