O CURIOSO IMPERTINENTE: UM PEQUENO COMENTÁRIO

O CURIOSO IMPERTINENTE: UM PEQUENO COMENTÁRIO

Esse é o título do capítulo XXXIII da obra prima de Miguel de Cervantes “Dom Quixote de La Mancha”. Conta a saga de um marido desconfiado, sua esposa e seu melhor amigo. O gênio de Cervantes descreve como, sem motivo algum e movido somente por sua insegurança, um homem curioso em saber até onde iria a fidelidade de sua puríssima esposa, convoca seu melhor amigo a participar de vários testes com a finalidade de satisfazer sua curiosidade. Após inúmeras situações criadas pelo marido, que passa longo tempo fora de casa intencionalmente de modo a ser traído, tanto o amigo e a esposa sofrem um dilema moral e psicológico: trair ou não o marido e o amigo? Cervantes cria com três personagens um triângulo amoroso e um ambiente passional denso. A passionalidade é tão presente no ser humano que ao conhecer uma pessoa que não tem ciúme, que é desapegada de coisas e pessoas que gosta, que empresta seus pertences sem regatear, que ama ver as pessoas queridas crescerem e serem bem sucedidas, consideramos tratar-se de um alienígena.Na realidade alienígenas é sofrer por suposições e ansiar que tudo aconteça do modo que queremos.

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 14/07/2020
Código do texto: T7006012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.