"Processo de Verificação das Ideias" na Teoria do Conhecimento de David Hume.

David Hume, filósofo e empirista escocês, diz que nossa mente é um feixe de percepções e que todas as nossas percepções são de duas espécies, a saber, ideias e impressões. As ideias são cópias das impressões e são mais fracas que as impressões. Nossas impressões e ideias, são percepções captadas pelos sentidos, como a visão, a audição e o paladar. Um surdo não pode ter noção dos sons, nem um cego das cores. E quem nunca provou do vinho não pode ter noção do seu sabor.

Existem dois tipos de impressões, as interiores e as exteriores. As impressões exteriores são percepções que vem de fora, como a dor de um ferimento, e as impressões interiores são sensações que vem de dentro, como o sentimento de paixão ou alegria. Nesse sentido, as impressões externas são impressões dos sentidos, enquanto as impressões internas são impressões dos sentimentos.

Depreende-se como que todas as ideias devem ser submetidas à prova da experiência sensível, local onde elas são verificadas. Primeiro, deve-se verificar se a ideia é, ou não, válida para o conhecimento científico. Entre todas as ideias, temos as ideias válidas, que são ideias práticas e úteis, e as ideias inválidas, que são ideias abstratas e obscuras. A ideia válida sempre tem alguma impressão correspondente, ao contrário da inválida, que não possui nenhuma impressão correspondente. As ideias válidas podem ser classificadas em ideias simples ou ideias complexas, do mesmo modo ocorre com as impressões, que podem ser classificadas em impressões simples ou impressões complexas.

Primeiro, deve haver para toda ideia simples alguma impressão simples ou para toda ideia complexa, pelo menos uma impressão complexa. Segundo, deve-se verificar as ideias segundo os graus de força e vivacidade, ou seja, quanto mais viva for a ideia, mais forte será a ideia. Terceiro, deve-se verificar as ideias segundo os graus de praticidade e utilidade, isto é, quanto mais prática for a ideia, mais útil será a ideia. Portanto, quando mais forte e útil for a ideia, mais válida será a ideia para a Ciência da Natureza Humana de David Hume.

Chamamos este "possível método" de "Processo de Verificação das Ideias" (PVI).

Título da obra: Investigações Sobre o Entendimento Humano (1948).

Autor: David Hume (1711-1776).

Caio Leone
Enviado por Caio Leone em 23/04/2016
Reeditado em 09/06/2016
Código do texto: T5613927
Classificação de conteúdo: seguro