SOFRIMENTO E SABEDORIA 

     Enquanto uma alegria exagerada no semblante humano pode esconder uma aflição e também uma dor na alma pouco conscientizada, um sofrimento da alma pode conter o germe de uma futura felicidade, sendo o próprio padecer uma oportunidade para a oração, a espiritualidade, o recolhimento e a meditação acerca de quem somos. No entanto, só aprendemos a enxergar essa realidade em nossa existência quando somos mais conscientes de nossa condição de suportar proezas inimagináveis para dar um sentido a vida, de modo que fazemos da dor que nos acompanha uma oportunidade de crescimento e sabedoria. Ora, nem tudo em nosso ser é primavera, realização e prazer pleno; mas também nem sempre viveremos num inverno que dá aquela sensação de ser aparentemente sem fim. Antes que alcancemos o nosso florescimento, antes de darmos boas vindas a primavera da vida, é mister que conheçamos os invernos da existência como forma de nos resguardar e de nos proteger do frio da alma. Então, quando essa breve temporada de dor houver se findado, saberemos dar valor a beleza de um dia florido e alumiado pelo resplendor dos seres e dos astros. Só estamos preparados para as ascensões em nossa jornada se compreendermos que o sofrimento também ensina, sabendo- com um olhar que rompe as fronteiras da ignorância- extrair exímias experiências dos vales e depressões que a nossa existência está sujeita, tal como um caminho que se aprofunda em declives e descidas abruptas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 10/03/2024
Reeditado em 10/03/2024
Código do texto: T8017083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.