"INDEPENDÊNCIA OU MORTE"

Inspiração da liberdade, Brasil

Nação que se ergue, soberana e forte

Dom Pedro, proclamador destemido

Esperança de um futuro promissor

Pátria amada, independente e unida

Emancipação, vitória conquistada

Nossa história, eterna e resplandecente

Determinação, símbolo de coragem

Êxito na luta pela autonomia

Nossos heróis, bravos defensores

Coragem e amor por esta terra

Independência, conquista memorável

Amor à pátria, sentimento inabalável

Ousadia de romper com as amarras

União de um povo, força que não se cala

Morte ao domínio, liberdade almejada

O Brasil se torna nação independente

Rumo ao futuro, promissor e vibrante

Transformação, marco da nossa história

Emancipação, símbolo de vitória.

Embora seja impossível saber exatamente o que Dom Pedro I sentiria ao ver a forma como sua luta e a data da Independência são utilizadas por políticos corruptos, podemos especular que ele provavelmente ficaria desapontado e preocupado com essa distorção. Dom Pedro I era conhecido por sua dedicação à causa da independência e tinha um profundo amor pelo Brasil.

Se ele visse políticos corruptos utilizando sua luta e a data da independência para fins pessoais e desonestos, é provável que se sentisse frustrado com a falta de respeito e comprometimento com os princípios pelos quais ele lutou. Dom Pedro I acreditava em uma nação unida e em um governo justo, e ver esses valores sendo deturpados certamente seria decepcionante para ele.

No entanto, é importante lembrar que o legado de Dom Pedro I e a importância da data da Independência vão além de qualquer manipulação política. O povo brasileiro pode honrar a luta pela independência e o significado dessa data por meio da valorização dos ideais de liberdade, justiça e amor à pátria. É responsabilidade de todos nós, como cidadãos, preservar e promover esses valores, independentemente das ações de alguns políticos.