Ainda sobre o Meu Livro "Catramonzeladas Literárias" cujo teor, na sua essência literária, versa muito sobre as lembranças e recordações que eu tenho dos quase 11 ANOS vividos lá em Angola.
Isto em complemento dos muitos anos que eu vivo já na Emigração (desde 1965) penso que este "tutorial" vos pode trazer algumas justificativas e razões pelas quais eu escolhi este nome "catramonzeladas" que na sua essência mostram as muitas "calinadas" escritas por aqueles que não tiveram a chance ou o verdadeiro interesse em se aprofundar no estudo da lingua de todos nós.
Este título da minha autoria "catramonzeladas literárias" é uma colectânea de crônicas sobre factos e eventos, episódios diversos, contos e causos, muitos testemunhados e relatados aqui, dentro de um estilo literário humorístico e sobretudo irônico, cujo contexto será melhor entendível para quem lá viveu nos muitos locais por onde eu já andei!...
E o relato se dá tanto nos bons como nos maus momentos!
A extensão dos mesmos, me leva de vez em quando a resumir alguns trechos aqui neste meu espaço virtual e, porém se Deus quiser, espero poder anunciar algum dia o respectivo lançamento disto tudo em Edição tradicionalmente impressa no mundo livreiro,...eu espero!... Por enquanto vamos lendo de forma virtual apenas.
A capa virtual aqui mostrada é alusiva aos países que, após as respectivas independências, eles adoptaram a Lingua Portuguesa oficialmente no seu todo embora por vezes divergente dos seus multiplos étimos e formas originais.
Eu pessoalmente escrevo de acordo com o meu estado de espírito e do contexto de cada tema ou inspiração.
Tal como diria o Meu Saudoso Amigo Poeta Coronel "Joaquim Evônio"; tudo pela Lusofonia, nada contra a humanidade!
Assim, neste meu primeiro esboço de apresentação das minhas crônicas sob este título eu gostaria de vos deixar uma música de fundo que, a meu ver, é um dos tutoriais mais importantes da tradição do Fado Castiço de Lisboa, escrito e interpretado pelo Saudoso Alfredo Marceneiro, porém aqui adaptado à musicalidade Angolana contemporânea.
Espero que gostem ... Recebam um Forte Abraço Transmontano e até Breve!
Silvino Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal (Brasil)