O PAPEL DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

Sinopse
O presente artigo objetiva trazer a tona reflexões acerca da relevância existente no que diz respeito ao acompanhamento da família na vida escolar dos filhos com o intuito de fortalecer a relação família/escola e vice-versa e dessa forma minimizar a distância existente entre ambas instituições. Tendo em vista o panorama do século XXI, onde a grande temática é uma escola democrática, deparamo-nos com uma instituição que não transforma a sociedade apenas a reproduz, mesmo diante dos recursos disponibilizados, da vasta quantidade de escolas, do acesso às vagas, da elevação dos níveis de escolaridade e permanência dos alunos na mesma. É sabido também que, a família a partir de sua institucionalização foi concebida enquanto espaço social, com várias roupagens, transmissora de usos, costumes e valores morais. Nesses sentido, considerando-se que a formação da família foi alicerçada no poder da figura masculina, sendo o homem a figura pública, restando a mulher apenas o espaço privado, apesar das conquistas femininas nos postos de trabalho, ainda recai sobre a responsabilidade da mulher a educação dos filhos. Assim, a relação entre a família e a escola caracteriza-se por desafios e perspectivas a serem superadas, onde a família confere, à escola, não só a socialização, mas também o caráter educacional. O que gera a partir daí a necessidade de conscientizar ambas instituições de que as responsabilidades, entre ambas, precisam e urgem ser, cuidadosamente compartilhadas.
Autor:
Ana Clécia
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Enviado por:
Ana Clécia
Enviado em:
08/02/2020
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