DESAFIOS PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ATUALIDADE: ALFABETIZAR LETRANDO
Sinopse
O presente estudo tem como finalidade investigar os desafios do professor alfabetizador na atualidade para alfabetizar letrando. Este trabalho buscou apresentar avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização e letramento destacando a importância da articulação entre teoria prática neste processo. O estudo das teorias de Magda Soares, Cagliari, Paulo Freire, Emilia Ferreiro entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu alicerce para a fundamentação dos conceitos relacionados ao alfabetizar letrando. Pretende-se discutir o fenômeno do letramento, diferenciando-o do processo de alfabetização que muitos ainda insistem em realizar, bem como fazer com que os profissionais da área educacional reflitam sobre sua prática pedagógica, atualizando-se em termos de novas teorias.Verifica-se que não se pode pensar em alfabetização, distanciado das práticas de letramento, pois uma completa a outra.
- Autor:
- MÁRCIA GOMES DOS SANTOS
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 129 KB
- Enviado por:
- MÁRCIA GOMES DOS SANTOS
- Enviado em:
- 16/04/2013
- Classificação:
- seguro