LOST NÃO! MEU BAIRRO É MONTE CABRÃO: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS EM PRÁTICAS DE LEITURA

Sinopse
O presente artigo parte da realização do projeto “Lost não! Meu bairro é Monte Cabrão: ressignificando espaços em práticas de leitura” ancorado em uma abordagem interdiscipli-nar, envolvendo, sobretudo, a Língua Portuguesa e a Geografia Humanista. A pesquisa-ação foi realizada na Escola Rural Monte Cabrão, no município de Santos, bem como em vários locais característicos do bairro, isso porque o trabalho objetiva investigar como ocorre o despertar do sentimento de valorização e pertencimento pelo lugar onde vivem os envolvidos (aluno e comunidade). Essa realidade, comum em muitas unidades, foi detectada há alguns anos e sempre foi motivo de preocupação para a escola (professores, funcionários, equipe). Partindo do conceito de “Topofilia”, do geógrafo humanista chinês Tuan, busca-se resgatar, por meio da prática da leitura, a percepção, atitudes e valores ligados ao lugar. Diante disso, o trabalho proposto caminhou em direção à apreensão do espaço para, de fato, despertar esse “olhar sempre novo”. PALAVRAS-CHAVE: Espaço. Leitura. Pertencimento. Topofilia.
Autor:
Diego Santa Rosa
Formato:
doc
Tamanho:
78 KB
Enviado por:
Diego Santa Rosa
Enviado em:
15/04/2020
Classificação:
seguro