A LÍNGUA PORTUGUESA E A PROVA BRASIL: PARÂMETRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS OU CONSTATAÇÃO DE RESULTADOS?

Sinopse
O presente artigo tem o objetivo de apresentar a contribuição de intervenções pedagógicas, oriundas de políticas públicas municipais, para a melhoria da competência leitora dos estudantes de 9º ano, do município de Guarujá, tomando como base os resultados, divulgados no site quedu.org.br, relacionados à proficiência em leitura, avaliada na Prova Brasil. A partir de uma proposta de trabalho com a Matriz de Referência do Saeb, buscou-se fortalecer, nas aulas de Língua Portuguesa, o desenvolvimento de atividades pedagógicas, pautadas nos vinte e um descritores de leitura trabalhados na Prova Brasil, elaboradas pela coordenadoria de Língua Portuguesa, da Secretaria de Educação de Guarujá, e disponibilizadas aos professores das doze escolas de Ensino Fundamental II dessa Rede de Ensino. A investigação ocorreu por meio de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo e evidenciou uma melhora significativa nos resultados da proficiência em leitura dos estudantes avaliados, no comparativo das aplicações de 2015 e 2017, da Prova Brasil. Dessa forma, é possível afirmar que os resultados, divulgados pelo INEP, podem contribuir na implementação de políticas públicas relacionadas a ensino de Língua Portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Leitura. Política. Proficiência.
Autor:
Diego Santa Rosa
Formato:
docx
Tamanho:
36 KB
Enviado por:
Diego Santa Rosa
Enviado em:
15/04/2020
Classificação:
seguro