O BRASIL PRECISA VOLTAR A RESPIRAR

*Nadir Silveira Dias

O último quarto de século foi uma sucessão de desastres para o Brasil. E todos eles sob o patrocínio do Governo da vez. Não existem inocentes. O Brasil foi asfixiado. Está tudo engessado sob a lei que tudo tiraniza. O Brasil, leia-se os seus operários, comerciantes, industriários, servidores, pequenos e médios empresários, liberais, não respira há muito tempo. E sem oxigênio ninguém vive, salvo o poder fiscal, o alto poder econômico e o alto poder financeiro que se nutrem dos subnutridos que os mantém.

E provam a assertiva os altos lucros dos bancos, os resultados dos megaempresários e o alto poder de fogo da receita federal. Enquanto tudo o mais continua crescendo como rabo de cavalo. A Capital, por exemplo, nunca esteve tão mal vista, tão maltratada, tão malcheirosa, tão mal nas suas continuadas más gestões.

E não é por falta de avisos de inúmeros pensadores de pequeno, mediano e alto coturno. A gestão do País, de qualquer Estado-Membro, ou de qualquer Município, de qualquer empresa, de qualquer família é e precisa ser sempre a mesma: Qual seja, a de sempre gastar menos do que ganha ou arrecada. Fora disso, não há salvação.

Parece que todo mundo se esqueceu, mas continua absolutamente certo que ninguém pode matar a galinha dos ovos de ouro. E a galinha, no caso, é que todo indivíduo possa trabalhar, sustentar a sua família e pagar os tributos que deverão ser devidamente aplicados para o bem comum do povo.

E aqui a maior excrescência, os tributos no Brasil são bárbaros, tiranos, pois tudo tiram de quem trabalha e nada dão em retribuição da relevante (Que deveria ser e não é!) função estatal.

A Lei, tão importante para o mundo do Direito, se transformou numa máquina de fabricar dinheiro de forma legal para sugar de quem não tem culpa pelos recursos arrecadados não terem sido bem geridos e aplicados. O Brasil asfixiou o seu povo. E povo asfixiado, sem trabalho, sem esperança, sem arrimo, vai fazer o quê?

O Brasil precisa voltar ao curso de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade, mas nada conseguirá se não reduzir todos os seus tributos, numa autêntica repartição de poder, inclusive o de respirar, pois hoje apenas respiram os altos escalões de qualquer segmento. O Brasil asfixiado precisa desaparecer.

Ou o Brasil reduz os seus tributos ou os tributos do Brasil acabarão com o que ainda resta do seu povo!

06.05.2019 - 20h35min

Publicado também no Jornal Agora, em 23.05.2019:

https://pt.calameo.com/read/000337975a9d60df82f98

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 10/05/2019
Reeditado em 23/05/2019
Código do texto: T6644004
Classificação de conteúdo: seguro