Teoria Literária fora da Academia - Notas de Aula 5
------------
Personagem
- quem é a personagem
- com quem ela interage
Centralidade em torno da qual tudo se desenvolve
Move a narrativa. Tudo na história depende da personagem.
As Parcas/Moiras tecem o fio da vida de cada indivíduo
-------
Enredo
- qual a sua motivação?
- o que ela pretende?
- Às vezes já é dito no começo do livro, na primeira página.
- Às vezes a gente só descobre no meio da história
- p.ex.: "Reparação" (Ian McEwan)
- p.ex.: "O homem duplicado" (José Saramago) - Motivação da personagem
- p.ex.: "A História do Cerco de Lisboa" (José Saramago) - um NÃO muda toda a história
- p.ex.: "Bonsai" (Alejandro Zambra) - casal mente que leu Proust e depois busca ler para saber de fato
-----------------
Noções de tempo
- idade, época em que vive, duração da sua história, memória
- Tempo psicológico (imersão) - geralmente marcado com tipografia diferente
--- Prolepse (projeção) - p.ex. "Enclausurado" (Ian McEwan)
--- Analepse (flashback)
- p.ex.: "O Tempo entre Costuras" (Maria Dueñas)
- p.ex.: Livro e filme idênticos - a ser enviado PDF
------------------
Noções de espaço
- onde ela vive? onde decorrem suas ações?
- "Espaço e Ambientação" (Osman Lins) - o ambiente DEFINE a personagem
- p.ex.: o quartinho de Raskolknikov
- p.ex.: a casa de Elizabeth e casa de Mr. Darcy
- p.ex: filme "A Vingança está na Moda"
- p.ex. "Os Maias" (Eça de Queiros) - alcova atrás de um biombo chinês)
- Imaginação - regime noturno =/= Coisas reais - regime diurno
- p.ex. "Aura" (Carlos Fuentes) - ambiente ligado à imaginação - cores verde e roxo da morte e putrefação
------------
Focalização
- quem o narrador está observando - O personagem principal não muda - p.ex.: "Ligações Perigosas" - As cartas mostram cada vez um foco - filme com JohnMalkovich e série com SeltonMello :-)
--------
Narrador
- qual a distância entre a personagem e quem conta a história?
------------
Personagem
- Construção física da personagem
- contra-exemplo: "Cem Anos de Solidão" (Gabriel García Marquez) - a mulher mais linda do mundo - não tem descrição dela!
- Nome dos personagens - isso os DEFINE
- Aristóteles - personagem como reflexo das pessoas, como construção que obedece às leis particulares que regem o texto
- Personagem Flat x Round (plana x esférica) (não muda x evolutiva)
- p.ex.: capitão Rodrigo x Holden Cauldfield
- p.ex.: Elizabeth & mr.Darcy - ambos mudam
- "A Personagem de Ficção" (Antonio Candido)
- Personagens complexas x simples
- Personagens principais x secundárias
- Profundidade de personagens - o que eu conto e o que eu omito sobre cada personagem
- Personagem-escada - serve para o outro personagem se definir
===========
Estruturalismo
===========
Aproveita muita coisa do Formalismo
Descobrir estruturas que sustentam tudo
Se preocupa com a Arquitextualidade
Revista Telquel 1960-1982
Diacronia x Sincronia (exterior-mundo x interior-sentido)
- Roland Barthes - estruturas de mitos, de romances
- Tzvetan Todorov
- Saussure
- A.Julien Greimas (estruturas de contos de fadas)
- Iuri Lotman (cinema!)
- Bremond
- "A Literatura em Perigo" (Tzvetan Todorov)
- "Literatura para quê" (Antonio Candido)
- "As Estruturas Narrativas" (Tzvetan Todorov) (cap. Gramática da Narrativa)
*** "Análise Estrutural da Narrativa" (Roland Barthes) *** (categorias)
- "A preparação do romance" (Roland Barthes)
- "Disposição e ordenação dos elementos essenciais"
- "Preceitos Universais"
- "Morfologia do Conto Maravilhoso" (Vladimir Propp)
- "A estrutura do romance"
------------------
Pós-estruturalismo
Pega tudo que não é o texto