Teoria Literária fora da Academia - Notas de Aula 5

------------

Personagem

- quem é a personagem

- com quem ela interage

Centralidade em torno da qual tudo se desenvolve

Move a narrativa. Tudo na história depende da personagem.

As Parcas/Moiras tecem o fio da vida de cada indivíduo

-------

Enredo

- qual a sua motivação?

- o que ela pretende?

- Às vezes já é dito no começo do livro, na primeira página.

- Às vezes a gente só descobre no meio da história

- p.ex.: "Reparação" (Ian McEwan)

- p.ex.: "O homem duplicado" (José Saramago) - Motivação da personagem

- p.ex.: "A História do Cerco de Lisboa" (José Saramago) - um NÃO muda toda a história

- p.ex.: "Bonsai" (Alejandro Zambra) - casal mente que leu Proust e depois busca ler para saber de fato

-----------------

Noções de tempo

- idade, época em que vive, duração da sua história, memória

- Tempo psicológico (imersão) - geralmente marcado com tipografia diferente

--- Prolepse (projeção) - p.ex. "Enclausurado" (Ian McEwan)

--- Analepse (flashback)

- p.ex.: "O Tempo entre Costuras" (Maria Dueñas)

- p.ex.: Livro e filme idênticos - a ser enviado PDF

------------------

Noções de espaço

- onde ela vive? onde decorrem suas ações?

- "Espaço e Ambientação" (Osman Lins) - o ambiente DEFINE a personagem

- p.ex.: o quartinho de Raskolknikov

- p.ex.: a casa de Elizabeth e casa de Mr. Darcy

- p.ex: filme "A Vingança está na Moda"

- p.ex. "Os Maias" (Eça de Queiros) - alcova atrás de um biombo chinês)

- Imaginação - regime noturno =/= Coisas reais - regime diurno

- p.ex. "Aura" (Carlos Fuentes) - ambiente ligado à imaginação - cores verde e roxo da morte e putrefação

------------

Focalização

- quem o narrador está observando - O personagem principal não muda - p.ex.: "Ligações Perigosas" - As cartas mostram cada vez um foco - filme com JohnMalkovich e série com SeltonMello :-)

--------

Narrador

- qual a distância entre a personagem e quem conta a história?

------------

Personagem

- Construção física da personagem

- contra-exemplo: "Cem Anos de Solidão" (Gabriel García Marquez) - a mulher mais linda do mundo - não tem descrição dela!

- Nome dos personagens - isso os DEFINE

- Aristóteles - personagem como reflexo das pessoas, como construção que obedece às leis particulares que regem o texto

- Personagem Flat x Round (plana x esférica) (não muda x evolutiva)

- p.ex.: capitão Rodrigo x Holden Cauldfield

- p.ex.: Elizabeth & mr.Darcy - ambos mudam

- "A Personagem de Ficção" (Antonio Candido)

- Personagens complexas x simples

- Personagens principais x secundárias

- Profundidade de personagens - o que eu conto e o que eu omito sobre cada personagem

- Personagem-escada - serve para o outro personagem se definir

===========

Estruturalismo

===========

Aproveita muita coisa do Formalismo

Descobrir estruturas que sustentam tudo

Se preocupa com a Arquitextualidade

Revista Telquel 1960-1982

Diacronia x Sincronia (exterior-mundo x interior-sentido)

- Roland Barthes - estruturas de mitos, de romances

- Tzvetan Todorov

- Saussure

- A.Julien Greimas (estruturas de contos de fadas)

- Iuri Lotman (cinema!)

- Bremond

- "A Literatura em Perigo" (Tzvetan Todorov)

- "Literatura para quê" (Antonio Candido)

- "As Estruturas Narrativas" (Tzvetan Todorov) (cap. Gramática da Narrativa)

*** "Análise Estrutural da Narrativa" (Roland Barthes) *** (categorias)

- "A preparação do romance" (Roland Barthes)

- "Disposição e ordenação dos elementos essenciais"

- "Preceitos Universais"

- "Morfologia do Conto Maravilhoso" (Vladimir Propp)

- "A estrutura do romance"

------------------

Pós-estruturalismo

Pega tudo que não é o texto