Curso Diálogos Contemporâneos - Karina Lucena - Teorizar e criar (...) teses sobre o conto - minhas notas de aula

Horácio Quiroga - 1927 - "Decálogo del perfecto cuentista"

+livro "Modernidade Periférica" - BsAs 1920-1930 literária

-> Poe, Maupassant, Kipling, Chejov :-)

Substantivos >>> Adjetivos

-> Livro de comentários de Porto Alegre

"Un cuento es una novela (romance) depurada de ripios (excessos)"

Julio Cortázar - 1969 - "Del cuento breve y sus alrededores"

"Esfericidade" do conto - noção do pequeno ambiente se a narrativa é uma luta de boxe, o conto é um nocaute

Ricardo Piglia - 1986 - "Tesis sobre el cuento"

-> livro "Respiração Artificial"

Conto clássico: conta duas histórias juntas - tem 2 histórias (pistas da 2a. na 1a., e, no fim, a 2a. surge)

Conto moderno: Chéjov, K.Mansfield, teoria do iceberg (Hemington), S.Anderson, Joyce

Borges: a 2a história é metalinguística - sobre a forma de narrar

Borges - 1945 - "El Aleph"

Enredo: objeto que contém todo o universo

Narrador Borges - oposição dos modos de pensar a escrita

História secreta (a 2a.) é o "desespero de escritor"

Carlos Argentino "enumera" o todo - Borges não!

Resumão:

- Horácio Quiroga - prescreve/ironiza

- Julio Cortázar - auto-analisa

- Ricardo Piglia - ensaia/estuda

- Borges - cria/confunde (no narrador)

Ficção contemporânea: lugar de fala! quem, de onde, contexto