Curso Diálogos Contemporâneos - Karina Lucena - Teorizar e criar (...) teses sobre o conto - minhas notas de aula
Horácio Quiroga - 1927 - "Decálogo del perfecto cuentista"
+livro "Modernidade Periférica" - BsAs 1920-1930 literária
-> Poe, Maupassant, Kipling, Chejov :-)
Substantivos >>> Adjetivos
-> Livro de comentários de Porto Alegre
"Un cuento es una novela (romance) depurada de ripios (excessos)"
Julio Cortázar - 1969 - "Del cuento breve y sus alrededores"
"Esfericidade" do conto - noção do pequeno ambiente se a narrativa é uma luta de boxe, o conto é um nocaute
Ricardo Piglia - 1986 - "Tesis sobre el cuento"
-> livro "Respiração Artificial"
Conto clássico: conta duas histórias juntas - tem 2 histórias (pistas da 2a. na 1a., e, no fim, a 2a. surge)
Conto moderno: Chéjov, K.Mansfield, teoria do iceberg (Hemington), S.Anderson, Joyce
Borges: a 2a história é metalinguística - sobre a forma de narrar
Borges - 1945 - "El Aleph"
Enredo: objeto que contém todo o universo
Narrador Borges - oposição dos modos de pensar a escrita
História secreta (a 2a.) é o "desespero de escritor"
Carlos Argentino "enumera" o todo - Borges não!
Resumão:
- Horácio Quiroga - prescreve/ironiza
- Julio Cortázar - auto-analisa
- Ricardo Piglia - ensaia/estuda
- Borges - cria/confunde (no narrador)
Ficção contemporânea: lugar de fala! quem, de onde, contexto