Curso Diálogos Contemporâneos - Paulo Scott - Romance e a construção da personagem - minhas notas de aula

Paulo Scott é o autor de "O ano em que vivi de literatura", "Ainda Orangotangos". "O Senhor da Escuridão".

Oficinas nos tornam leitores melhores.

Desconfiar de si mesmo. (Ninguém é obrigado a gostar do que você escreve.)

Encontrar a sua voz, aquilo que só você pode oferecer aos leitores.

Construir os personagens conforme seus próprios interesses.

Editores propõem cortes e ajustes formais, mas o escritor pode defender, sustentar a sua estética e seu ponto de vista formal.

Geração atual tem percepções de tecnologia que a outra geração não tem. Desde uns 12 anos, já estão lendo de tudo na internet e já perderam o medo de inovar, na forma, na linguagem, nos temas. Luísa Geisler, Daniel Galera.

Incorporar a técnica para poder subvertê-la. Poder fazer "um troço loucão."

Para Roteiro, tudo é mais engessado em fórmulas ABC. Gerar Empatia com o público (leitor ou telespectador).

Escolhas de narrador (1a., 2a., 3a.câmera, 3a.onisciente), personagem, trama/conflito, lugar e tempo afetam/impactam na escolha da linguagem utilizada.

Perfil da personagem: que aqueça, que mova, de se apaixonar, de fixar a ideia, de chegar até a intimidade do personagem. Detalhar, investigar, representar com paixão, se jogar, desenvolver a centelha.

Descobrir os conflitos da personagem: desejo, fuga, desequilíbrio, trauma, medo, raiva, doença, exotismo, preconceito/bullying, vício, deficiência, demissão, violência, loucura, resistência, dificuldade.

Revisar em busca de profundidade, consistência, harmonia, coerência.

Mostrar encanta, dizer não encanta, parece que falta algo para o (leitor e o escritor) entendimento da personagem.

Conto: achar um bom final e depois rechear até chegar a ele.

Manter um núcleo dramático de personagens versus usar muitos personagens avulsos.

Escolher muito bem personagens periféricas à protagonista: escada, gatilho, obstáculo, consciência, apoio, brilho, razão, para a protagonista.

Descobrir no simples e comum a estranheza.

Tema: 10 linhas, narrativa 1a. Pessoa, tempo presente.

Alguém hediondo do sexo oposto, acorda de madrugada, vai até a pia, acende a luz do banheiro, e se olha no espelho.