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Sugestões para fazer Duetos
Teoria Literária #048: 



Como o título sugere, não sou o criador de duetos poéticos. Creio que estes surgiram ao mesmo tempo que a poesia.
No entanto, atendendo a vários pedidos, visiando orientar o "COMO FAZER", deixo aqui sugestões para fazer duetos, ao meu próprio modo, tanto nos estilos dos Alelos Esmeraldinus, quanto em qualquer outro tipo. Certamente também, para estes, vestirão qual uma luva.




Estas são as formas de duetos por mim estruturadas que costumo utilizar nos Alelos Esmeraldinus: Convém que os duetos sejam feitos em mútuo acordo com o autor do texto fonte consentimento para evitarmos dissabores desnecessários.


 I. Quanto ao formato:
    1. Dueto harmônico
        Desenvolve-se o mesmo tema harmonizando verso a verso.
        Pode ser disposto lado a lado ou um após o outro.
    2. Dueto responsivo
        Como o próprio nome sugere, cada verso do segundo poema é
        tipo uma resposta ao verso ao lado esquerdo.
        Preferencialmente, lado a lado.
    3. Dueto extrato garimpado
        É quando o segundo poema é extraído do poema anterior. É como se
        extraíssemos as entrelinhas do poema origem.
    4. Dueto independente
        Usa o mesmo tema, mas finda sendo obras independentes entre si.
        Iguais só no tema.
    5. Dueto em desafio
        Principalmente no estilo trovas ou quadras, notadamente nestas
        últimas onde os versos 1 e 3 da quadra rimam e as 2 e 4 têm rimas
        brancas. O 
primeiro verso da quadra ou trova subsequente é
        obrigatóriamente igual ao 
último da quadra ou trova anterior.
    6. Dueto Paróide
        Quando sacamos uma boa ideia e parodiamos os versos fontes de
        alguém, isto se caracteriza em paródia.

    7. Dueto Satírico
        Segue os moldes de uma sátira. Não confundir com o Dueto Paróide,
        É recomendável evitar o sarcasmo quando dutedar neste estilo.
        Lembrem-se que letras não têm sentimento , geralmente o leitor
        empresta o que sente no momento da leitura do texto, podendo
        gerar possíveis descontentamento e errônea interpretação.

    8. Dueto Monolítico Intercalado
       
 Trata-se de um dueto formando uma única peça feita a quatro mãos.
        Escolhido o estilo a duetar, um dos poetas, começa a primeira estrofe
        e complemento, se houver. O outro poeta faz a segunda estrofe e
        complemento se houver. E assim, vão intercalando até o final
       da Poesia em Dueto Monlítico Intercalado.

II. Quanto ao estilo:
    1. Homótipo:
        Quando se utiliza o mesmo tema, título, estilo e estrofação.
    2. Heterótipo:
        Quando se utiliza o mesmo tema, mas serve-se de título, estilo ou
        estrofação diferente.

III. Cuidados na estrofação e métrica.
     Todo verso inicial, em cada estrofe deve ser em caixa-alta porque
     equivale  a um novo parágrafo e, como tal, deve começar com
     maiúscula.

     Métrica exigida, de acordo o estilo escolhido. Se não obedecer a
     métrica, deve-se informar se é não metrificado ou assimétrico  No
     entanto, cada poeta tem feito ao seu bel prazer.

     Na quadra temos podemos ter dois versos brancos (sem rima). Porém,
     por questão de estética ou mesmo para se coadunar com a ortografia,
     os versos de uma mesma estrofe, subsequentes a um ponto período,
     final ou de segmento, devem iniciar com letra maiúscula. Doutra forma
     deve iniciar com letra minúscula, indicando a continuidade da ideia não
     encerada no verso anterior.

     Mesmo assim, por liberdade poética alguns vates preferem começar
     todos os versos com maiúscula ou caixa alta.



Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 14/01/2015
Reeditado em 03/04/2022
Código do texto: T5102049
Classificação de conteúdo: seguro
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