CÍCLOPE CEGO 1-6 / FALSA HAMADRÍADE 1-6

CÍCLOPE CEGO I (12 fev 11)

É uma árvore realmente gigantesca.

E morta.

Só os deuses sabem quanto

se espalhava da antiga fronde o manto

ou se espraiava das folhas o arabesco.

Hoje só resta o espetáculo.

Dantesco,

da imensa cepa cortada em velho canto.

Foi um pinheiro, talvez, e ergueu-se tanto

quanto se alça um trono principesco.

Porque esse tronco em cor de cinza e prata.

ainda sobe talvez a trinta pés

e se abre em dez galhos qual coroa.

Todo enrugado, em sua grossa bata,

renitente como a crença dessas fés

há muito mortas, que a imaginação povoa.

CÍCLOPE CEGO II

No recôncavo da árvore, construíram

uma casa, talvez para habitação;

com maior chance, para fins de adoração

desse toróide cortado, que admiram.

Por entre os galhos que subsistiram,

ainda bem grossos da antiga brotação,

se aninha a moradia, em comunhão

íntima ainda com o vegetal que viram.

Há muito, não dá sombra a fortaleza;

não há lugar nos seus galhos para ninhos;

parece quase em prata ser fundida,

porém conserva ainda sua beleza,

como um memento terrível aos vizinhos:

árvore morta, que se apega à vida...

CÍCLOPE CEGO III

Há quantos séculos que permanece erguida,

morta, é bem certo, porém forte e robusta!

Erguendo aos céus a sua coroa augusta,

qual monumento a uma ode perseguida...

Uma escada em caracol leva à guarida

edificada no cilindro assim vetusto.

Faz recordar qualquer arcano busto

de deusa antiga, por inveja destruída...

E mesmo hoje, conserva-se encantada

essa árvore que morreu, um dia, em pé,

altiva e cativante em majestade.

Essa coroa de lenho, hoje guardada

como capela à Natureza e até

como um emblema à temporária eternidade!

CÍCLOPE CEGO IV

Há quantos anos brotou essa semente?

Quantos milênios levou para chegar

ao ponto desse imenso frondejar

e há quanto tempo se ergue, ainda imponente?

Não foi um raio, bem evidentemente,

que corcoveou dos céus para a matar,

nem terremoto a veio desarraigar:

morreu cansada do mundo indiferente.

Mas é aqui preservada, e com razão,

essa cepa prateada e impressionante,

esse tronco mais alto que dez carros,

a mostrar o vigor desse Japão,

de ininterrupta dinastia reinante,

enquanto as outras são partidos jarros.

CÍCLOPE CEGO V

A cidade construiu-se a seu redor:

certamente é uma espécie de sacrário,

muito mais santo que qualquer rico santuário,

esse gigante estriado em seu palor.

E bem sei que a reverenciam com amor

os japoneses, de olhar atrabiliário.

No Ocidente, um destino bem mais vário

teria tido há muito tempo o seu fragor.

Casas, talvez, ou móveis, ou lembranças

teriam feito com toda essa madeira

ou através dela estrada aberta para um carro,

como a sequóia que se ergue entre outras lanças

na Califórnia... Mas esta planta hospitaleira

sustenta o céu, erguendo-se do barro!

CÍCLOPE CEGO VI

E onde mais se poderia encontrar

esta árvore gigantesca e majestosa,

toda enrugada a imensa mão formosa,

que abraça a casa em manso dominar?

E poderia, quiçá, até a esmagar,

se não tivesse esgotada a poderosa

energia e robustez voluntariosa,

que a impulsionaram até aos céus se alçar...

Com japonesa sensibilidade,

cultivaram plantas verdes sobre o teto,

como se a casa ali brotasse realmente.

E os automóveis se encolhem, na verdade,

perante a mão desse deus morto em secreto,

sem nunca ser vencido totalmente!

FALSA HAMADRÍADE I (18 FEV 11)

A hamadríade é de madeira branca...

Certo formato alguém no tronco percebeu

e o descascou. E, aos poucos, concebeu

de uma mulher completa imagem franca.

A morta árvore que tal ninfa tranca

bem facilmente, sob o escopro, concedeu

o resultado a quem dela se condoeu

e para a vida essa deidade arranca.

Ficou perfeita, em todos os detalhes:

forquilha dupla lhe desenha os braços

e os seios com mamilos se projetam.

Parte da casca foi poupada nos entalhes,

para mostrar do baixo-ventre os traços

bem femininos, que claros se intersectam.

FALSA HAMADRÍADE II

Acima das forquilhas de seus braços

se estende tronco branco e então se alarga.

O rosto se esculpiu e não se embarga

a parecença por faltar-lhe traços...

Tem lábios e nariz, tem olhos baços,

a sugerir-me uma expressão amarga...

Talvez por suportar a inteira carga

e longos galhos manter em seus abraços.

A árvore secou. Ou assim parece,

pois de verde vê-se apenas sugestão

(talvez de sua nudez seja a estação...)

e assim se alça, perdida numa prece,

exposta inerme ao olhar da multidão:

seu corpo é a cruz e dela nunca desce.

FALSA HAMADRÍADE III

Quem descascou a árvore, a matou,

provavelmente. É na casca que está a vida.

A escopro e faca abriu-se tal ferida

que seu vigor nunca mais recuperou...

Foi sua perfeição que a condenou!

Pelo formato dessa ilusão querida

foi a ninfa inicialmente percebida:

morreu do amor de quem apaixonou...

Ou, quem sabe, ela mesma ressecou

e só depois os detalhes se afirmaram.

Poderia ser só lenha de fogueira...

E foi a exibição que a preservou,

nesses entalhes, que aos poucos revelaram

a deusa aprisionada na madeira...

FALSA HAMADRÍADE IV

E assim se ergue, branca, contra o azul

e, quem sabe, um longo tempo permaneça.

Quiçá está viva ainda e talvez cresça,

preservada contra o sol e o vento sul...

Talvez a ninfa goze um tempo exul

e alguém lhe traga oferendas e até peça

algumas graças e acredite nessa

estátua, com poder capaz de expul-

sar as doenças e outros malefícios.

Talvez de sua vagina uma semente

ao solo desça e se enraíze forte...

Qual reação a todos esses vícios

que os mais grosseiros mostram, certamente,

ao contemplarem seu feminino porte.

William Lagos
Enviado por William Lagos em 29/03/2011
Código do texto: T2876628
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