Mau humor - Ruy Castro
Ótimo para ler e reler: são muitas frases que podemos revisitar de tempos em tempos e que sempre irão parecer curiosas ou engraçadas
Ruy Castro - Mau Humor: uma antologia definitiva de frases venenosas, SP, Companhia das Letras, 2002
Penso que o melhor livro que li de Ruy Castro foi mesmo Chega de Saudade sobre a bossa nova, mas apreciei muito também as biografias de Carmen Miranda, Mané Garrincha e Nelson Rodrigues que ele escreveu, respectivamente Carmen, Uma Biografia, Estrela Solitária e O Anjo Pornográfico.
Já havia lido seu livro de frases famosas tempos atrás, O Amor de Mau Humor, gostado bastante e agora termino de reler esta antologia com frases venenosas sobre o mau humor, que ele diz ser definitiva. Que é, como tudo o que Ruy Castro faz, muito boa. Melhor, ótima.
São frases consagradas de famosos e nem tanto (há até um Anônimo dando o ar de sua graça aqui) que fazem não apenas rir mas, por vezes, também refletir. Algumas não são venenosas de fato, mas todas são espirituosas.
Curiosamente, das que mais gostei, várias foram ditas por gente do cinema americano, como Mae West (1892-1980), Woody Allen (n. 1935), W. C. Fields (1879-1946) e Groucho Marx (1890-1977), mas também pelo jornalista e escritor H. L. Mencken (1880-1956) e ainda por nosso maior humorista e pensador, Millôr Fernandes (1923-2012).
De Millôr, um dos autores mais citados por Castro, temos uma célebre, bastante aplicável nesses tempos em que grande parte da imprensa nacional bajula os poderosos dos três podres poderes: “Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.” Esta também achei muito apropriada: “Alguns livros são do tipo que, quando você os larga, não consegue pegar mais.”
Agora uma do inesquecível Groucho Marx: "Nunca li uma autobiografia honesta. Noventa por cento das autobiografias são 100% ficção. Se as pessoas escrevessem a verdade sobre si próprias, não haveria cadeia que chegasse." Esta também é dele, bastante conhecida: “Não entro para clubes que me aceitam como sócio.”
Que tal duas de Woody Allen? A primeira, sobre religião: "Por que Deus não fala comigo? Se Ele pelo menos tossisse!" A segunda, sobre imortalidade: “Não quero ficar imortal através de minha obra. Quero ficar imortal não morrendo.”
W. C. Fields tem várias frases ótimas, como esta: “Um homem que detesta crianças e cachorros não pode ser mau de todo.” Ou esta: “Charles Dickens foi o homem mais corajoso que já existiu. Teve dez filhos, no tempo em que eles ainda não eram dedutíveis do imposto de renda.”
Por último, mas não a última, Mae West, uma das atrizes mais engraçadas e desbocadas de Hollywood, cuja equivalente nacional poderíamos dizer que foi Dercy Gonçalves: "Sou a favor da censura. Afinal, fiquei rica por causa dela." Mas ela também falou: “Ama o teu próximo — se ele for alto, moreno e bonitão, será muito mais fácil.”
Esses seis citados comparecem com várias pérolas, mas entre a grande maioria de citações de estrangeiros destacam-se também várias frases de brasileiros. Além do citado Millôr, comparecem Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Pelé, Chico Anísio, Ziraldo, Jô Soares e outros.
Recomendo a leitura ou releitura (meu caso).