A ilha do tesouro - Robert Louis Stevenson

O que dizer de um clássico livro de aventura?

Realmente, uma resenha complicada, ainda mais para ser a primeira, mas esse livro merece um pouco mais de atenção. A ilha do tesouro, escrito em 1883 pelo escocês Robert Louis Stevenson, trata-se da mais clássica aventura de piratas, com muitos aspectos que o cinema, a música e até a literatura iriam abusar mais a frente.

Trata-se da história do jovem Jim Hawkins, um rapaz que cuida do Almirante Benbow, um bar/hotel da região, junto de sua família, até que vem ao estabelecimento um ser no mínimo estranho, que descobre depois ser um pirata com um grande segredo: uma ilha que guarda um tesouro.

Acho que o resto da história já está em sua imaginação não?

E nessa aventura Jim conta com amigos, inimigos e falsários que acrescentarão mais detalhes a história.

Uma aventura clássica que com certeza irá conquistar o mais bravo leitor dos mares fictícios e reais desse mundo. Apesar da linguagem técnica em relação aos navios, é um livro bem tranquilo de ler, a história se desenvolve bem, apesar de ter todos aqueles momentos de tensão (muitas vezes desnecessários) que uma aventura sempre tem. Talvez para nós que estamos acostumados com a tamanha exploração que esse gênero sofreu, o livro não passe de mais uma história de piratas, mas embarcando melhor na obra, entendemos o quão divertido é entrar nesse mundo e analisando um pouco a época, entendemos o quão clássico A ilha do tesouro é.

Vale a pena ler no final de semana, visto que é um livro curto, aos leitores mais ávidos talvez dure uma tarde ou manhã no máximo, é uma aventura que cumpre sua missão: divertir.

Espero que tenham gostado da minha primeira resenha, qualquer coisa mandem a "brasa" nos comentários, até mais!