ZECA TROPEIRO HEROI MG/IMPERIO

Adão Souza Lina

3 h ·

ZECA TROPEIRO HERÓI MG/ IMPÉRIO.

Putz! Terminei o livro Zeca Tropeiro. Um episódio que ocorreu no tempo do Império entre Minas e RS. Livro escrito por um advogado e professor de MG. Zeca Tropeiro casado com Orcalina têm quatros filhos: Maria da Luz José Ribas e outros. Zeca têm como amigos tropeiros ajudantes: Valdão um negro de dois metros de altura forte, Maia, Liba e Chico Garrote.

Zeca um home trabalhador, mas com pouco estudo. Alegrete na vida dele o tal Cipriano que veio destruir a ida do tropeiro. O falsário pega a confiança de Zeca e faz assinar documentos que depois quando Zeca Tropeiro viajou ao RS. Ainda manda bandidos irem roubar Zeca na estrada e matá-lo, inda bem que o plano deu errado. Eles bandidos foram mortos pelos valentes tropeiros, isso porque descobriram o plano antes. Chico Garrote ouviu eles tramando o assalto.

Viagem de um ano entre ida e volta levando uma tropa e pretendiam comprar mais mulas em Alegrete –RS. Chico Garrote se apaixona por uma linda chinoca no meio da estrada fica noivo para quando terminar a viagem volta para casa com Jaciaba.

Cipriano antes de viajar par o RJ já com tudo do Zeca tropeiro ainda estupra de deixa Maria da Luz quase morta. Ela é encontrada por vizinhos, mas tanta foi sua dor que toma veneno e morrer deixando Orcalina e os irmãos acabados com tanta desgraça.

Zeca tropeiro teve um pressentimento quando da morte da filha, mas tinha de cumprir seu destino. José ribas ainda menino quis vingar à morte da irmã, mas o padre o fez mudar de ideia. Arrumou um emprego e com o tempo passou a sócio do patrão. Cipriano fugiu para o RJ ela foi roubado por uma mulher mais esperta que ele deixando-o pobre. No RJ ele tinha o nome de Fortunato, entrou para uma organização criminosa no tráfico de escravos. Os chefes eram mais malandros que ele...

Zeca Tropeiro resolveu seus problemas no Sul e retorna a Sabará MG. Viagem sofrida e com perigos como de uma onça pintada que matou um jumento em uma noite chuvosa. José Ribas vai guardando todo dinheiro que ganha honestamente. Coisa que aprendeu com o pai e sustentava mãe ainda estudava.

Fortunato foi recebendo à justiça do diabo, os amigos de tráfico tomaram tudo dele e deixou quase morto em um cortiço fétido de Maria Trovão uma negrona forte e valente, la ele pegou lepra e morria aos poucos cuidado por uma negrinha do meretricio.

Zeca Tropeiro chegou em casa e quase perde o juízo de tanta dor, mas prometeu ir encontrar Cipriano, agora Fortunato, fosse onde fosse. Foi aconselhado, mas não. Pegou armas e os companheiros para toda hora o acompanharam ao RJ. Não foi difícil encontrar Fortunato quase morto, mas deu tempo de Zeca humilha-lo e quando ia disparando a arma seus amigos mandaram-no esperar ou pouco que era melhor ele morrer aos poucos, pois estava comido pela lepra. Nisso aparece Maria Trovão bufando dando pancada, contudo, foi segura e dominada pelo valente Valdão a negrona ficou molinha da silva.

Zeca Tropeiro pega as duas garruchas engatilha, porém, aparece uma luz que era Maria sua filha que manda o pai não fazer isso. Dizem que no outro lado da vida pensamos diferentes daqui...

Chico Garrote voltou ao sul e casa com a linda índia Jociaba. Maria Trovão apaixona-se pelo Valdão, pois esse conseguiu a dominar. Valdão acompanha Zeca a até MG, mas promete vir buscar Maria Trovão e casar, isso aconteceu viverem feliz para sempre.

Zeca voltando mais calmo a Sabará-MG ajudou o filho José Ribas a comprar o armazém e deram o nome de Casa Paranhos. A maior da região. Nesse lugar tinha uma Mineradora Inglesa que fazia o comércio crescer. Os irmãos mais novos de José Ribas estudaram e ajudavam o irmão empresário, nos negócios. Zé Pode aposentar e viver seus últimos dias, mesmo com saudade de Maria da Luz, entretanto, com dever de homem honrado cumprido.

Assim foi a vida de Zeca Tropeiro um herói de MG no tempo do Império.

ADÃO NHOZINHO.

*Autor do livro: Cláudio Luiz Gonçalves de Souza.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando a cavalo e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: casa, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, cavalo e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, chapéu e barba

cALUDI OLUIZ GONÇAVES DE SOUZA
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 26/09/2019
Código do texto: T6754864
Classificação de conteúdo: seguro