O Príncipe

Esse livro fora escrito por Nicolau Maquiavel, que nascera em Florença no dia três de maio de 1469 e morrera também em Florença, no dia vinte e um de junho de 1527, morre pobre, despojado de todos os seus cargos da Nova República.
Na realidade, essa obra fora muito mal interpretada pelos seus compatriotas. Os ricos achavam que a finalidade desse livro, era instrução dos seus líderes para extorquir os seus bens. Já os pobres achavam que esse livro tinha a pretensão de ensinar os ricos a tirarem as suas liberdades, outros o interpretavam como herético, os bons consideravam um desonesto.
A verdade é que todos eles estavam equivocados com a real intenção de Maquiavel ao escrever esse livro.

Maquiavel além de literato, foi também político e combatente, tendo experiências dos campos de Batalhas. O propósito dele era que seu país, dominado pelos bárbaros, pudesse ser uma nação livre, isso o motivou mais ainda escrever esse livro.
 Sem ilusão ou preconceito, ele observa os diversos tipos de Estados, classificando por gêneros. Estabelecendo também as suas leis científicas e não morais, segundo as quais, cada principado deve ser conquistado ou governado.

Por causa da incompreensão dessa obra, por parte dos seus compatriotas, em alguns momentos da sua vida, teve sua carreira política bloqueada, sendo que em alguns deles, dedicava apenas aos seus escritos.
 
ISBN – 85-336-1947-2
Tradução – Zélia de Almeida Cardoso
Martins Fontes, São Paulo, 2004
Terceira edição
224 páginas
 
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 29/08/2019
Código do texto: T6732048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.