Lucíola

Lucíola é um romance escrito por José de Alencar, é narrado em primeira pessoa, ou seja, não é o próprio autor que narra e sim seu personagem Paulo.
Paulo era um jovem rapaz de 25 anos, recém-chegado ao Rio de Janeiro, Bacharéu em Direito, que em cartas escritas para uma senhora (G.M.) conta uma história de amor acontecida há seis anos entre ele e Lúcia.
No dia da sua chegada na cidade, após o jantar, Paulo sai em companhia de um amigo para conhecer a cidade. Durante sua excursão pela cidade, Paulo avistaria uma jovem imensamente bela e por ela se apaixonou, desde o primeiro momento que a viu. Seu amigo então, leva a seu conhecimento, que Aquela jovem era Lúcia, a prostituta mais bela, requintada e disputada da cidade.
Paulo movido por sua paixão, sossegou apenas, quando conseguiu pessoalmente falar e possuiu sua odalisca. Paulo era movido por uma intensa paixão, diferentemente de Lúcia que desde o primeiro encontro, amou Paulo de uma forma sobrenatural, não achando se digna do seu amor.
Os primeiros encontros foram totalmente carnais, mesmo contra a vontade de Lúcia, que aos poucos evitava se entregar a Paulo daquela maneira. Inicialmente o jovem achava que ela estava fazendo hora com a cara dele, por que onde já se viu uma prostituta negar-se ao sexo.
Com o tempo Paulo foi percebendo que a fascinação de Lúcia por ele, era algo espiritual, excedendo o plano físico, e só então renunciou totalmente a sua paixão, vendo ela de agora em diante como amiga. Diante disso, Lúcia fez uma ressalva para o amigo, que ele teria que a visitar todos os dias, e assim ele fez
Através de Paulo, Lúcia o enxergava como um anjo de Deus, e somente depois dele, conseguiu ver toda depravação e pecaminosidade da sua vida. A partir de então, mudara para uma casa mais afastada da cidade, largou toda aquela vida de luxúria e ostentação, retirou sua irmã que estudava num convento, e juntas, passaram a viver uma vida de pureza e simplicidade.
Paulo mesmo abstendo-se das paixões carnais, mais o seu amor aumentava em relação a Lúcia.  Ela fez Paulo prometer, que na sua ausência, ele cuidaria de Ana, sua irmã, como se fosse um pai.
O fruto daquela paixão foi abortado, lúcia se negando tomar remédio, para salvar a sua vida, acabara morrendo encostado no peito de Paulo. O tempo passou, todavia aquele jovem, jamais esquecera aquela experiência vivida com Lúcia.
 
Coleção Grandes Mestres da Literatura Brasileira
ISBN – 85-7556-508-7
130 Páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 19/08/2019
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T6724392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.