Resenha impressionista do livro "Bauman sobre Bauman"

Gurias, concluí a leitura do livrinho "Bauman sobre Bauman" que nos foi presenteado pelo Fronteiras.

Bah, sensacional!

O capítulo de apresentação é redigido por alguém que parece muito fã do Bauman, pois fica "babando" o tempo todo. Na hora que li, isso me fez pensar que era "propaganda demais" (quero ver o produto de verdade). E, bah! As ideias do velhinho polaco são realmente encantadoras!!! E absolutamente coerentes e bem fundamentadas!!

O livro se estrutura em cinco Diálogos do "entrevistador" Keith Tester com o Zygmunt Bauman. O primeiro diálogo, sobre Sociologia, é bem acadêmico (e um pouquinho tedioso, ou eu é que estava com sono!). Fora isso, todo o livro é fascinante!!! Alguns trechos são como: "ele articula algumas ideias que sempre me ocorrem inconscientemente e que eu nunca consegui expressar coerentemente por completo". :)

O mais apaixonante é o intenso compromisso deste sociólogo com a Humanidade, com a Beleza, com a Ética, com a Dignidade da vida humana. Essa ideia perpassa todos os livros dele, que são comentados nos diálogos.

Ele denuncia, em uma perspectiva histórica e com todos os argumentos, a Humilhação, a Pobreza e, de maneira mais contundente, as tentativas (abertas ou disfarçadas) dos governos e das empresas que usam a mídia para manipulação da opinião das pessoas para aceitar o "jogo" do mercado, do consumismo, da espetacularização, e do individualismo como se "não houvesse alternativa".

Alerta que esse maldito estado de coisas foi e ainda vai gradualmente levando as pessoas a abrir mão da Liberdade que nos faz humanos e, principalmente, da noção de Alteridade, de estar-no-mundo COM e EM RELAÇÃO aos outros. Sem ser pessimista, ele aponta caminhos que não são fáceis ("uma tarefa titânica") para mudar a autocompreensão da vida em sociedade.

É lindo!!!