Língua latina - Breve resumo de sua origem

GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. Língua Latina. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Tamires Costa Silva

Drª.Rosângela Lemos (Orientadora)

A Língua latina era falada na região central da Itália, chamada de lácio, o estudo da origem do latim se dá através de documentos transcritos, citações de textos, dos mais variados tempos e épocas, havendo escassez de documentos dos períodos mais antigos.

De caráter didático Gonçalves fala da origem do latim, relatando os períodos que a língua passou, em primor ele relata sobre o latim arcaico, supõem-se que o latim tenha sido falado na região de lácio por volta do século XI a.C., e mais tarde começou a ser produzido textos literários em latim.

Latim clássico começou a ser falado ao longo do primeiro século a.C., até o início do primeiro século da era cristão e faz parte desse período a prosa do político, filosofo e orador Cícero, a poesia lírica de Virgílio entre outros.

O latim Culto era falado pela classe culta de romã, mais sofisticado, era base do latim clássico, a variedade da literatura sendo muito mais rígido segundo as normas gramaticais.

O latim vulgar era a língua das massas, dos analfabetos e do povo em geral, era difícil de ser achado transcrições do latim vulgar onde ele faz a citação do romance de Petrônio chamado de satyricon, nets romance aparece longas passagens do latim vulgar falado pelo povo.

O latim continuou sendo usado como língua oficial do império romano, da igreja católica, assim, o latim passou por séculos sendo a língua universal para diálogos internacionais, bem como, a administração do império de Roma como da igreja católica. Com o passar do tempo as comunidades foram desenvolvendo seu próprio dialeto, deixando o latim culto somente para as escrituras de documentos, deixando o latim como língua materna de diversas línguas, como o nosso português, italiano, espanhol e etc.

Silva Tamires
Enviado por Silva Tamires em 23/05/2018
Código do texto: T6344967
Classificação de conteúdo: seguro