Sócrates e o Ensino da Filosofia
Lançamento da Vozes mostra o uso da filosofia socrática nas escolas
O problema de como levar a cabo a disciplina de filosofia ao currículo escolar, constitui-se há muito tempo numa questão de delicado trato.
No entanto, Juarez Gomes Sosfite acredita que a solução está no método de investigação usado por um dos mais famosos personagens da história da humanidade, o sábio Sócrates. O autor realiza uma verdadeira investigação das obras socráticas, em busca dos paradigmas pedagógicos e metodológicos para lecionar filosofia. Passado então, a analisa os chamados “diálogos socráticos”, que na verdade são escritos de plantão, entretanto, reconhecidamente atribuídos à Sócrates. Reconhecendo estes escritos como uma leitura de Plantão, sobre Sócrates, o autor ver que não há perda de credibilidade e legitimidade nos manuscritos. O material analisado são obras escritas em forma de diálogos, como por exemplo, Hípias Menor e Critos.
Nestes e em outros textos, o autor encontra o que pensa ser a forma correta de “ensinar filosofar”. Identificando o método dialético como atributo preponderante nos textos socráticos, no livro, relaciona-se estes a realidade nas salas de aula modernas e ver a real possibilidade de se implantar a dialética como processo de aprendizagem, para melhores resultados na docência de filosofia. A princípio,atendo-se somente ao ensino médio, analisa também os PCN e LDB, comparando as idéias contidas nestes documentos e as considerações dialéticas e seus possíveis resultados no processo ensino-aprendizagem, após a análise o autor defende a filosofia para toda a educação básica. Constatando também a opinião da UNESCO, verifico-se haver uma forte compilação de suas considerações com o que o modo dialético propõe. O livro encerra com uma crítica sócio-histórica envolvendo a filosofia no que conserve a inclusão da disciplina no currículo escolar.