Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo
“… Além do mais, tu sabes, gosto da solidão. Ela convida-nos a exames de consciência… “
“Olhai os lírios do Campo” (Companhia das Letras, 2005, 288 páginas), do escritor, bancário, farmacêutico, tradutor e redator Érico Veríssimo.
Publicado originalmente em 1938. Este romance tem o título baseado no sermão da montanha. O que é citado em vários momentos. Traz a história de Eugênio Fontes, um homem de origem humilde que, com muito sacrifício consegue formar-se em medicina.
No dia de sua formatura, conhece Olívia a mulher que mudará o rumo de sua história.
O tema principal que permeia todo a narrativa é Segurança versus felicidade; o autor lida muito bem com o assunto. Consegue ser reflexivo sem ser óbvio.
Dividido em duas partes, com 12 seções cada. O foco narrativo é ‘Narrador-Observador’ onisciente.
A todo o momento, o texto é ‘cantado’, as palavras escolhidas tem seu peso e trazem as emoções de uma prosa poética bem feita.
A história não é narrada em tempo comum. Começando por contar o presente, e pulando para o passado. O que de certa forma, dá uma dinamicidade ao texto. Não deixando maçante nem chata a leitura.
Uma bela história é contada. Tudo de forma extremamente orgânica. Talvez o final não seja o que o leitor espera. A linguagem poética do autor indica uma sensibilidade aflorada. Um texto muito rico.
Em alguns momentos lembrei de “Madame Bovary”; Em que o autor Gustave Flaubert vai construindo aos poucos o personagem e faz com que as dores dela se tornem também as suas. A visão de mundo da personagem é bem clara.
Esta obra é uma boa pedida para os que gostam do gênero. E também aos que estão começando a entrar neste mundo. Não aparecem muitos personagens e os que aparecem tem ‘corpo’, profundidade. Todos têm certo tom de cinza.
Com uma escrita fluída, o autor nos entrega uma história profundamente e puramente humana. Chegando até a colocar na boca de personagens (principalmente os secundários) alguns assuntos polêmicos como racismo, aborto e nazismo.
Um ótimo livro para aqueles que têm interesse em literatura nacional e conflitos humanos. Com 288 páginas, formato brochura.
Meu Blog: http://palavrastaosomentepalavras.wordpress.com/