Imagem: Maria Santino

Por que escrever resenhas? Simples, porque estou com bloqueio criativo, morrendo de tédio, já li alguns bons livros no decorrer da minha vida e acho que vale a pena indicar, dá minha opinião e quem sabe, incentivar a leitura.

AVISO: Não sou boa resenhista, muito menos escritora, mas sou uma leitora crítica e exigente.
 
O primeiro livro que escolhido é o Admirável Mundo Novo do escritor inglês Aldous Huxley. Por que lê esse livro?  Porque é uma ficção que se sustenta e é surpreendente que algo pensado no inicio do Século XX, possa perdurar de maneira assustadora.

Aqui se fala em clonagem, condicionamento psíquico e biológico dos humanos, criação de uma sociedade de castas onde cada um é condicionado a ser e desempenhar seu papel sem questionar.

Há o uso de uma droga chamada SOMA, que serve para praticamente tudo, em suma, para dissipar sentimentos ruins, admoestar qualquer fator que resulte na desestruturação da ordem (a criatividade por exemplo, ela existe, mas é regulada. Já pensou viver dentro desse parâmetro? Ou será que já vivemos?)
 
 As regras morais foram extintas e a concepção de família, (mãe, pai, monogamia...) torna-se obsoleta, enoja as pessoas. Como é possivel ver nas linhas transcritas:
 
O lar, a casa - algumas peças exíguas, onde se apinhavam, de maneira sufocante, um homem, uma mulher periodicamente prolífica, um bando de meninos e meninas de todas as idades. Falta de ar, falta de espaço; uma prisão insuficientemente esterilizada; a obscuridade, a doença, os cheiros. (A evocação feita pelo Administrador era tão vívida, que um dos rapazes, mais sensível que os outros, só com a descrição empalideceu e esteve a ponto de vomitar.)” Pg 62
 
Como os Bebês nasciam nessa sociedade futurista? Com uso da ciência, e cada incubação era tratada com material diferenciado que aliado a lições repassadas, também, durante o sono, resultava em cada ser pertencente a sua própria casta (Alfa, Beta, Gama, Delta e Épsilons)
 
A religião era dita como ultrapassada, como podemos ver em uma das falas:

- Como já lhes disse, havia uma coisa chamada Cristianismo. [...] Havia,também uma coisa chamada Deus. [...] Agora temos o Estado Mundial. E as comemorações do dia de Ford.  Pg 78,79 (Ford é um substituto de Deus para essa sociedade)
 
As pessoas como nós ainda existiam e eram chamadas de "Selvagens" (Pessoas como nós = seres relativamente monogâmicos, que raciocinam, questionam, amam...).

O confronto de idéias entre o moderno e ultrapassado é o cerne do livro.
 
Não é um enredo sem falhas, que agrade gregos e troianos, entretanto, sempre é bom questionar, confrontar a realidade. Sem falar que aqui não há tapetes voadores e absurdos que eu simplesmente não suporto nas histórias de Ficção Científica.
 

 
Título original - Brave New World
Autor - Audous Huxley
Ano de lançamento -1932
.
Gênero = Ficção científica.
 
Maria Santino
Enviado por Maria Santino em 18/03/2014
Reeditado em 19/03/2014
Código do texto: T4733968
Classificação de conteúdo: seguro