A ÚLTIMA MÚSICA

O Romance: A Última Música, de autoria de Nicolas Sparks, traz em sua essência um enredo comovente, que celebra conflitos humanos que permeiam feridas e curas, em que os relacionamentos são reconstruídos, como resposta aos anseios da convivência humana.

Verônica Miller, conhecida por Ronnie, se configura, à primeira vista, numa garota egoísta, mal humorada e desagradável para com os pais, principalmente com o pai, o senhor Steve. O desenrolar da história vai revelando a origem das mágoas e dos ressentimentos, que são oriundas do divórcio dos pais, em que Ronnie não os perdoa pela separação, muito menos pelo pai ter ido embora.

Após três anos de ressentimentos da garota para com o pai, a mãe de Ronnie decide que os filhos (Ronnie e seu irmão) irão passar o verão com o pai, em Carolina do Norte. Período este em que a garota intensifica o seu mau humor e mostra-se sem nenhum interesse em construir diálogos com o pai. O senhor Steve neste ínterim encontra-se empenhado em concluir a arte da janela de vidro da igreja, quebrada num incêndio ocorrido durante o reveillon.

Em meio a toda a rebeldia, Ronnie, ao tentar salvar um ninho de tartarugas, conhece o garoto Will, mecânico, voluntário de um aquário e jogador de vôlei e filho de uma família milionária. As discussões ocorridas entre os dois e antipatia presente vão se amenizando com o passar dos dias, o que vem a resultar num relacionamento amoroso entre os dois. Relacionamento este interrompido pela insistência da mãe do rapaz de enviá-lo para a universidade que tradicionalmente os familiares já estudaram.

As relações da garota para com o pai também enfrentam a dureza de seu coração. Uma notável recusa de Ronnie é voltar a tocar piano, na tentativa de magoar o pai, também pianista. A garota impõe suas vontades e reclamações, chegando a não tolerar que o pai faça uso deste instrumento em casa. O senhor Stive busca concluir uma das suas novas composições, utilizando, assim, o piano da igreja. Ronnie busca, cada vez mais, ferir severamente o pai, que se mostra para com ela amigável e amoroso.

As boas relações entre Ronnie e o senhor Steve vão paulatinamente sendo reconstruídas, e o amor que a filha sente pelo pai aflora de modo intenso e exuberante. Logo, Ronnie descobre que o pai se encontra doente, e em fase terminal. Esta descoberta chega de forma avassaladora para Ronnie e faz com que tome atitudes decisivas em sua vida. Mesmo quando encerra o verão, a garota de forma irredutível decide ficar com o pai, retornando com a mãe apenas o garoto, e aproveita estes momentos para recuperar todo o tempo perdido, em que maltratou o pai. Uma das metas a que se propõe é concluir a composição do pai, para que consiga apresentá-la ao senhor Ronnie. Meta esta obtida com sucesso, que se configura em “A última música, do senhor Steve”. Por este período, ela também descobre que a separação dos pais foi fruto de adultério, advindo da mãe e se entristece ainda mais pelas atitudes que tomou para com o pai.

Com a tragédia circundando o final da história, Ronnie vivencia a perda de seu pai com o desespero da dor esmagadora. Ao retornar para a sua cidade, Ronnie busca dar direcionamentos a sua vida, matriculando-se em ''Juilliard'', a mais famosa escola de música, onde ganhara uma bolsa. A surpresa vem através da presença de Will na cidade, situação em que é revelada a sua transferência de curso e universidade, tornando favorável a sua aproximação com Ronnie.

O Romance: “A última música” traz em seu bojo um emaranhado de conflitos bem estruturados, revelando um desenvolvimento maduro que se entrelaçam e se co-relacionam com a sagacidade de uma literatura consistente e atrativa.

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 20/02/2013
Código do texto: T4150801
Classificação de conteúdo: seguro