PRESENTES DA VIDA - Emily Geffin

O livro “Presentes da Vida”, da autora Emily Giffin traz uma trama repleta de emaranhados conflituosos, voltados para questões amorosas. A personagem principal, Darcy Rhone, narra a história em primeira pessoa, revelando já nas primeiras páginas seus desejos, sua personalidade, seu caráter.

Com uma narrativa rápida e sem preâmbulos, o romance se desenrola revelando atitudes fúteis e desprezíveis por parte da protagonista da história, uma vez que Darcy Rhone percebe as pessoas como brinquedos de sua diversão, onde ela se coloca no centro de todo o comando e todos devem obedecê-la e sentirem-se privilegiados por terem sua amizade, companhia ou amor.

A beleza física de Darcy é mencionada em vários momentos pela própria personagem, o que a faz considerar-se superior à sua amiga Raquel White. A amizade entre as duas, que perdurou desde os tempos de colégio até a vida adulta, caminhou sempre numa via de mão única, onde Raquel deveria agradar à Darcy, atendendo aos seus pequenos e grandes caprichos.

O acontecimento com que Darcy não contava era a existência de um caso amoroso entre sua amiga Raquel e Dexter Thaler, o seu então noivo, o que faz ocorrer o rompimento da amizade entre as duas. A protagonista da história sente-se surpreendentemente traída por tal atitude “imperdoável”; mesmo o romance também revelando que Darcy já mantinha um caso com o amigo de seu noivo Dex, Marcus, estando, inclusive, grávida do rapaz.

A descoberta do romance existente entre Raquel e Dex Thaler suscita em Raquel sentimentos de desprezo pelos dois, e vem a figurar no enredo como mola propulsora para Darcy investir em seu relacionamento com Marcus. Enquanto Raquel planeja sua vida de casada com o novo namorado, incluindo a chegada do filho, o rapaz não demonstra nenhum entusiasmo. A vida a dois possibilita a Darcy vivenciar desilusões com Marcus, percebendo os desencantos com que a rotina diária veste o seu relacionamento.

Sozinha, Darcy decide partir para Londres, onde tenciona morar com Ethan, colega dos tempos de escola. Em seus planos, acompanham-lhe os sonhos de encontrar um companheiro inglês e perfeito, que não se importará com o filho e que lhe propiciará ter de volta o glamour de outrora. Darcy vivencia as primeiras semanas em Londres tendo como passatempo visitas às lojas caras da cidade, realizando compras extravagantes. A preocupação surge quando percebe que o seu dinheiro está findando.

Os meses ao lado do amigo Ethan vão se responsabilizando por aproximar os dois, amadurecendo a amizade que até então nunca teve intensidade; enquanto as desilusões e as perdas vão possibilitando o amadurecimento da própria Darcy, momentos em que ela rever seus conceitos e reflete acerca de suas atitudes.

O período em que Darcy vivencia os seus dias em Londres ao lado de Ethan se configura em uma fase mais madura do romance. É possível que o leitor estivesse cansado de tantas futilidades e atitudes impensadas rodeando a vida da protagonista, no entanto, o romance neste ínterim aponta para o seu ápice e dá uma guinada, revestindo-se de novos pensamentos e atitudes por parte de Darcy. Os acontecimentos passam a ser narrados com uma profundidade ainda não existente no romance, e se torna perceptível ao leitor que o final do romance vai tomando rumos até então não esperados, acompanhados do surgimento de uma nova Darcy.

O livro “Presentes da Vida”, apesar de sua escrita fácil e rápida, é propiciador de várias leituras e reflexões, capazes de promover no leitor momentos prazerosos de entretenimento e uma reavaliação acerca das atitudes que o ser humano apresenta diante das pessoas que lhe rodeiam.

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 13/12/2012
Código do texto: T4032936
Classificação de conteúdo: seguro