CHARLOTTE STREET - Danny Wallace
Charlotte Street, o divertido e bem elaborado romance de Danny Wallace, faz figurar um enredo com escrita madura e consistente. O cenário é a Londres atual, e os personagens vivenciam conflitos ornamentados pela comunicação e tecnologia que circundam a contemporaneidade.
A história dá início quando Jason Priestley, o protagonista e narrador da história, decide ajudar uma garota cheia de sacolas a entrar num táxi. A gentileza de Jason termina por ser a mola propulsora da história, posto que a garota esquece com o rapaz uma câmera descartável e este acontecimento vai desembocar vários outros, que alicerçarão a história.
Aos trinta e dois anos, Jason Priestley se encontra inconformado com o término de seu relacionamento de 04 anos com Sarah, o que o faz se envolver,via facebook, em conflitos com a ex-namorada e seu atual noivo. Jason divide o apartamento com Dev, um amigo dono de uma loja de games, e que demonstra ter o mesmo grau de imaturidade de Jason.
O esquecimento da câmera faz com que os dois rapazes executem algumas ações na busca de reencontrar a garota, materializando-se numa busca por vezes obsessiva. Depois que as fotos são reveladas, as situações e ambientes presentes nos registros são considerados pistas que podem possibilitar o encontro entre Jason Priestley e A garota, como chega a ser chamada; e esta busca se torna ainda mais obsessiva quando Jason é reconhecido no fundo de uma das fotos.
Outros fatores motivadores desta busca são o reconhecimento e o encontro com um rapaz presente em algumas das fotos. Bonito, bem sucedido e influente na esfera midiática, o rapaz atua na organização de grandes eventos da sociedade; a comunicação com Jason e Dev faz emergir informações que se configuram em novas pistas, capazes de fazê-los avançarem na trajetória da busca, pois ocorre neste momento a descoberta do nome dA garota: Shona.
Paralela ao enredo narrado por Jason Priestley, surge a história contada pela Garota, em seu blog pessoal. Nos relatos, são mencionados episódios da perda da câmera, que se encaixam harmoniosamente na história narrada por Jason Priestley.
Com base na fala de Sarah, sua ex-namorada, que ironicamente lhe afirma que se colocar no google palavras como: imaturo, amargo, inseguro, sairão várias imagens de Jason Priestley. A idéia vem de súbito. Jason seleciona várias palavras relacionadas aos ambientes presentes nas fotos unidas ao nome da garota e as lança na rede virtual, a qual lhe redireciona para o blog de Shona.
A câmera é devolvida e assunto concluído; sem mais esperanças para novo encontro. Não fosse o contato de Jason, deixado por Dev, na embalagem da câmera. Um ano mais tarde, o anúncio do casamento de Jason e Shona é anunciado num desses jornais piegas de circulação barata.
O romance Charlotte Street é sem dúvida um contraponto para os romances literários dos dias atuais. O leitor consegue saborear, através dele, o que tem de melhor na literatura contemporânea com a profundidade e qualidade de literatura clássica. Com leveza na linguagem, Danny Wallace mantém, ao longo do texto, interatividade com o leitor, além de apresentar um enredo dinâmico, com destreza no desfecho.