Mercador De Veneza
Esse livro conta a história do cristão Antônio e do Judeu Shylock , homens que sobre os ombros carregavam o peso da intolerância religiosa.Os judeus viviam em guetos excluídos da sociedade, eram acusados pelos cristãos de terem sido os assassinos de Cristo, e essa culpa levariam para o túmulo, quando saíam as ruas eram obrigados a usarem o (chapéu) vermelho, que servia para identificá-los.
Ao judeus cabiam apenas duas profissões médicos e agiotas por anedota do destino, pois sempre que os cristão estavam doentes ou precisavam de dinheiro recorriam aos judeus, é importante ressaltar que a segunda profissão era proibida, mas o governo fazia vista grossa.
Shylock é retratado como um homem desprezível e capitalista, depois de sua filha Jessica a única coisa que gostava era o dinheiro; Antônio ao contrário de Shylock, era um homem solitário, porém bondoso que faria qualquer coisa por seus amigos, e nisso estava incluído emprestar altas quantias em dinheiro sem cobrar nenhum juro.
Bassâncio, era um amigo qual Antonio tinha muito apreço, este era um homem ambicioso que tinha um alto custo de vida, como não tinha dinheiro suficiente para manter esse padrão de vida, via-se sempre a margem da falência.Com um plano miraculoso pretendia se casar com uma mulher chamada Porcia, encontrando assim a felicidade e mudando sua situação financeira, mas para isso ele teria que contar com o auxilio de seu amigo Antônio.
Bassânio pediu emprestado a Antonio o equivalente a 3 mil bocados, como seus navios estavam e alto mar ele disse a Bassâncio que poderia pedir emprestado a qualquer pessoa de Veneza esse dinheiro.Resolveram pedir esse dinheiro emprestado a Shylock, visto que já tinha o costume de fazer esse tipo de negocio.
Shylock, ao ver Bassânio e Antônio pedirem dinheiro emprestado a ele, achou muita ironia do destino; o mesmo cristão que agora bate a sua porta atrás de dinheiro, fora aquele que quando ele passara na rua cuspia a sua túnica e lhe insultava e tratando como um cachorro. Shylock sabia que apesar de tudo isso Antonio era um homem bom com os não-judes , mas queria ensinar-lhe uma lição.
shylock emprestou o dinheiro, se a divida fosse paga em dia ele não cobraria juro algum mas, se a divida não fosse paga no dia, hora e local combinado a multa imposta seria uma libra de sua carne a ser tirada da parte do corpo que ele desejasse,apesar de incomum essa proposta Antonio aceitou-a.
Enquanto Shylock estava num jantar na casa de Antonio onde assinariam o acordo, sua única filha Jessica se preparava para fugir daquela prisão. Ela sabia que não estava correto o que estava fazendo, mas sabia mais ainda que aquela era única forma de ser feliz com Lorenzo, homem que ela amava.Ele era cristão e seu pai jamais aceitaria que ela se casasse com um cristão.No momento em que saia de casa ela sabia que seu pai acabara de perder uma filha e ela a um pai.
Bassânio estava obstinado e conseguir casar-se com Porcia, conquistando seu coração e conseguindo obter a fortuna e a vida que sempre desejara, mal sabia que ele já tinha despertado em seu coração um sentimento novo.
Varias príncipes e nobres ansiavam casar-se com Porcia, porém antes de morrer o seu pai fez um enigma, e sua filha só se casaria com que conseguisse descobrir esse enigma. Quem encontra-se a foto de Porcia em uma das três arcas, casar-se-ia com ela; eram as arcas que guardavam o seu destino.
Cada arca tinha uma inscrição nela cravada. Na arca de chumbo estava inscrito:”Quem me escolher deve dar e arriscar tudo o que tem”; na arca de prata:”Quem me escolher terá exatamente o que merece”; na arca de ouro:”Quem me escolher terá o que muitos homens desejam”.
Bassânio chega a casa de Porcia cheio de presentes e se preparava para escolher a arca, escondida ela torcia para que ele acertasse a arca certa.Ele escolhe a arca de chumbo e nela encontra a foto de Porcia, naquele momento ela disse que gostaria de ter vinte vezes mais valor, só para que ele gostasse ainda mais dela.
Graziano fiel amigo que lhe acompanhava naquela jornada a muito tempo era apaixonado pela dama de companhia de Porcia, Nerissa e aproveitou a ocasião para pedi-la em casamento, casar-se-iam no mesmo dia e hora.Elas deram um anel para seus esposos e fizeram eles prometerem que jamais o entregaria a ninguém, e se isso o fizessem seria uma forma de dizer que o amor entre eles tinham acabado.
Antonio arruinara, alguns navios haviam afundado e outros foram atacados por piratas, sem esperanças mandou uma carta para seu amigo Bassânio pedindo-lhe para que este fosse lhe vê-lo antes que fosse tarde demais.Bassânio partiu desesperado ofereceria qualquer quantia em dinheiro em troca da vida de seu amigo.
Porcia ao ver a preocupação de seu esposo com amigo não pode conter o ciúme que corroia por suas veias.Será que Bassânio amava seu amigo mais que a ela?Com punho forte preparou um plano para ajudar Antonio e assim conseguindo Bassânio só para ela.Porcia e Nerissa vestiram se de homens e foram defender Antônio no tribunal, o disfarce delas era perfeito pois nem seus amados perceberam que eram elas.
Porcia disse: “Dispõe-te, assim, para cortar a carne.Mas não derrames sangue, nem amputes senão o peso justo de uma libra, nem mais nem menos; pois se tirares mais ou menos do que isso, o suficiente para deixá-la mais pesada ou leve na proporção, emboda, da vigésima parte de um pobre escrópulo; ou, ainda, se a balança pender um fio, apenas, de cabelo, por isso a vida perdes, ficando os teus bens todos confiscados”.
Depois de muita emoção e tensão, elas conseguiram livrar Antônio de tão dura pena e punir Shylock, fazendo-o desistir de libra de carne, por ter deistito do contrato os seus bem foram confiscados, ficando divididos entre o governo e Antonio.Mas uma vez mostrando sua generosidade Antônio da uma parte do dinheiro para Jessica.
Os Advogados em troca de sua belíssima defesa pediram de Bassaânio o anel que empunha na mão e o assistente do advogado pediu a mesma coisa a Graziano, com muito pesar eles entregaram o anel e voltaram para casa.Porcia e Nerrisa encenaram mais uma vez dizendo que na primeira prova de amor deles foram reprovados.Elas revelaram tudo e começaram a comemorar a liberdade de Antônio e o casamento deles.
O livro “Mercador De Veneza”, revela-nos mais uma vez como os judeus eram tratados pela sociedade da época, de certo nada justificaria o que Shylock havia pedido como multa, como nada justificaria o comportamento de Antonio perante os judeus.
Shakespeare William - O mercador de Veneza (The Merchant of Venice) aptação de Leonardo Chianca