Eurico, o presbítero

Eurico, o presbítero

Uma obra de Alexandre Herculano, ambientada no século VIII e classificada como romance histórico.

Nesta grandiosa obra, Alexandre Herculano cria um ambiente épico-lírico-religioso.

A obra inicia-se com Eurico e Teodomiro lutando ao lado do Imperador Vitiza da Espanha, onde são bem sucedidos.

Após esta batalha, Eurico pede ao Duque Fávila a mão de Hermengarda em casamento, porém Fávila recusa-se a dar-lhe mão de sua filha, por questões sociais. Eurico entristecesse e imaginando que Hermengarda também não o aceitava, então parte para Carteia, onde se torna Presbítero. Sua vida, então, resume-se às suas funções religiosas e à composição de hinos que se tornam famosos em todas as partes.

No entanto, ao descobrir que a Península Ibérica é invadida pelos árabes, liderados por Tarrique, Eurico toma a responsabilidade de combatê-los, mas antes disso contata seu velho amigo Teodomiro. Eurico transforma-se, então, no enigmático e temido Cavaleiro Negro e segue à batalha.

Neste ínterim os árabes liderados por Tarrique invadem o mosteiro da Virgem Dolorosa e raptam Hermengarda. Ao saber disso, o Cavaleiro Negro segue com um pequeno grupo de guerreiros para salvá-la, conseguindo este intento no exato momento em que ela seria profanada pelo Amir.

Durante a fuga, Hermengarda foi levada desmaiada às montanhas das Astúrias, à gruta Covadonga, pois era o único refúgio da independência Goda, lá ao despertar ela encontra seu irmão Pelágio.

Depois de uma longa e terrível batalha, contra os árabes, Teodomiro aceita as vantajosas condições de paz que lhe são propostas: os campos da Bética, que lhe pertenciam, permanecem em seu poder.

Na gruta Covadonga, Eurico e Hermengarda se encontram e declaram amor mútuo, porém Eurico não pode mais corresponder, devido às suas convicções religiosas. Então Eurico revela a ela que o Presbítero de Carteia e o Cavaleiro Negro são a mesma pessoa. Ao saber disso, Hermengarda perde a razão e Eurico parte para uma batalha suicida contra os árabes, então é morto pelo guerreiro Mugite.

Referência bibliográfica:

Herculano, Alexandre. Eurico, o presbítero. 5 ed. Portugal: Publicações Europa-América, 1980.

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 10/05/2011
Código do texto: T2960369
Classificação de conteúdo: seguro