Aprenda a aprender -
Nosso Processo Educacional em Cheque .
(Professor J Cal Vidal)


Conheço J. Cal Vidal desde que ele chegou aqui. Ou eu cheguei, não sei quem veio primeiro. Conheço-o de ouvir dizer e de vista. Nem mesmo me lembro se já troquei alguma palavra com ele e se o fiz, não passou de um mero cumprimento. Esta semana sua secretaria veio visitar-me em meu trabalho como Chefe do Depto de Cultura de minha cidade e trouxe-me um livro escrito por ele - Aprenda a aprender - Nosso processo de educação em cheque. E eu fiquei encantada com o conteúdo do livro.

O livro, pelo que eu pude compreender, foi editado nos Estados Unidos da América. É uma edição bilingue, português e espanhol e visa o público universitário. Mas foi escrito de uma maneira tão simples que merecia ser lido por todas as pessoas que se dedicam a arte missioneira de educar.Deveria ser lido.  

J.Cal Vidal era professor universitário. Pensei que ainda fosse mas sua secretária diz que já se aposentou. Não é brasileiro por ter nascido aqui, mas sim por estar aqui há muitos anos e compreender muito bem o processo educativo. Por isso suas palavras foram escritas com um profundo conhecimento de nossa realidade. Ele conhece bem o ensino universitário, eu conheço bem o ensino básico e o médio. E muitas das idéias que ele divulga são idéias que eu acredito, sempre acreditei, seriam muito eficazes se colocadas em prática. A Universidade não sabe educar, nossas escolas fundamentais não preparam o aluno para a Universidade.E ambas não preparam o aluno para uma vida criativa e de sucesso. É por isso que indico esse livro para quem está na área - a Universidade nunca atingirá o ápice de seu desenvolvimento, mesmo aplicando as teorias de Cal Vidal, se o aluno não for preparado desde a base para isso.

É um livro bom de ler. A linguagem é acessível. Lendo-o a impressão é de alguém contando suas idéias para um amigo em um papo simples de fim de tarde, junto a natureza. Um papo tranquilo. O professor é ecologista. Talvez seja por essa razão que tenha consegido escrever um livro com idéias profundas,  mas simples. Vale a pena.