Biografia de Sigmund Freud
Biografia de Sigmund Freud
Freud (1856-1939), pai da psicanálise, revolucionou a ciência do autoconhecimento humano.
O livro “Sigmund Freud” de Édson Souza e Paulo Endo (Editora L&PM Pocket) é um daqueles textos que a gente começa e não consegue largar até que a última página apareça diante de nós.
Esta obra revela o homem por trás do mito. Temos acesso ao Freud humano, cheio de dúvidas, de problemas, dívidas financeiras, amores secretos e tudo aquilo que podemos encontrar na vida de qualquer pessoa comum.
Os autores foram geniais em dividir a obra em 4 partes sucintas:
I- Fragmentos de uma vida (relato biográfico);
II- Freud e a Ciência;
III- Freud e a arte;
IV- Freud e a política.
O leitor vai ficar maravilhado em conhecer este lado passional do mestre da psicanálise. Freud era um leitor voraz. Lia vários livros ao mesmo tempo e tinha paixão pelos clássicos da literatura universal como Édipo Rei (Sófocles), Hamlet (Shakespeare) e Irmãos Karamazov (Dostoievsky).
Encontrou na arte e na literatura material suficiente para utilizar como suporte para suas teses psicanalíticas.
Outro ponto alto desta biografia é o seu círculo fantástico de amizades. Freud recebia em sua casa artistas como Salvador Dalí, Lou-Andreas Salomé, Rainier Maria Rilke, entre outros monstros intelectuais do seu século.
Seu trabalho sobre a interpretação dos sonhos e sua pesquisa sobre a histeria e a relação que ele vincula às questões da sexualidade reprimida são atemporais e ainda vigem nos consultórios do século XXI.
Leitura obrigatória!