Dois Pólos

DOIS PÓLOS

Autora: Adriana Calabró Orabona

Editora Escrituras

São Paulo, 2007.

Dois Pólos: O Oriente e o Ocidente. Dois Pólos: Marco Pólo e seu filho. Muitas vidas interessantes e muitas histórias intrigantes fascinam o leitor deste livro quase poético.

Dois Pólos é o primeiro romance da escritora brasileira Adriana Calabró. O projeto levou cinco anos de pesquisa para que se realizasse, mas o resultado impressiona e transporta o leitor para um mundo distante. O cenário é a Veneza do século XIII. A Veneza de Marco Pólo rica em cores e farta de uma cultura exuberante.

A leitura de Dois Pólos permite ao leitor entrar em contato com um universo repleto de intrigas, suspense, romance e histórias de navegação dos tempos antigos. Adriana Calabró pinta uma Veneza colorida, mística onde pessoas comuns guardam segredos dignos dos últimos heróis. Temas como a Cabala, o misticismo, o comércio em expansão, amores proibidos, ingratidão e punições injustas nos remetem ao universo de Shakespeare.

Alima é uma jovem nobre oriunda de uma tradicional família de Veneza que se perde em uma noite de amor com o famoso explorador Marco Pólo. Desta noite imprudente é gerado um fruto: seu filho Karim. Mas este segredo será guardado às sete chaves e para isso a autora conta com uma gama de personagens bem desenhados, interessantes e que ganham importância vital para o andamento da história.

Passado alguns anos Alima segue com seu filho para a Veneza fantástica de Marco Pólo a fim de reencontrar o navegador e apresentar-lhe o rebento. Porém, é justamente a jornada de Alima que faz da história um delicioso passatempo ao mais exigente leitor.

Adriana Calabró escreve com talento. Seu livro Dois Pólos não deixa nada a dever aos romances internacionais que amontoam as livrarias brasileiras. A leitura desta obra encanta por duas razões: a primeira porque é uma excelente história; a segunda razão é a possibilidade que temos de celebrar uma autora nossa, brasileira, que esbanja vitalidade e graça no ofício da escrita.

Leitura mais que recomendada!