Maria Ignez Urban Pimentel lança seu primeiro livro aos 73

Mais Cruzeiro - [ 21/08 ]

Maria Ignez Urban Pimentel lança seu primeiro livro aos 73 - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=212270

Daniela Jacinto

Fábio Rogério "Vitrais D'Alma - Poesia em Quatro Estações" traz poesias e contos

Poesias e contos que retratam memórias de toda uma vida estão presentes no livro Vitrais D'Alma - Poesia em Quatro Estações, que a professora e advogada Maria Ignez Urban Pimentel lança hoje, a partir das 19h, no Frans Café. Aos 73 anos de idade, ela, que nunca imaginou lançar um dia seu próprio livro, tem a felicidade de contar com a colaboração de seus dois netos para a capa: Maíra, de 11 anos, e Luca, 6 anos. A apresentação é do filho, também escritor, Paulo Urban.

Maria Ignez Urban Pimentel, que lecionou História e Geografia em diversas escolas de Sorocaba, como o colégio Salesiano, o Estadão e o Anchieta, diz que sempre gostou de escrever sobre fatos de seu cotidiano, mas costumava apenas anotar tudo em um caderno preto e deixar guardado na gaveta. O filho Paulo, quando ainda era pequeno, se divertia em ler os escritos da mãe. O tempo passou, o caderno foi ficando cada vez mais sem espaço e então, já adulto, Paulo incentivou a publicação. Meu filho leu e achou que valia a pena lançar. Isso é algo inesperado na minha vida, uma nova experiência para mim, afirma.

As passagens registradas na obra percorrem momentos da vida da escritora desde sua infância. Falo do quintal de minha avó, da vida em Leme, da casa na rua Miranda Azevedo, as viagens que fiz, mas principalmente faço homenagens para minhas irmãs, filhos e marido, que já faleceu. Fico contente por poder editar minhas poesias e prestar essa homenagem à minha família.

Maria Ignez conta ainda que o gosto pela escrita também fazia parte da personalidade de seu marido, Homero Pimentel, que junto com o filho Paulo Urban lançou três livros relacionados à História: D. Pedro I - Estranha Personalidade, Santos Dumont - Bandeirante dos Ares e das Eras e Fractais da História - A Humanidade no Caleidoscópio, premiados pela Academia Brasileira de História.

Entre as poesias que Maria Ignez mais gosta está Caminheiro, que recita para a reportagem, quase em tom de conselho. Segue aqui um de seus versos: "Ao caminhar, leva nas mãos algumas estrelas / Para iluminar teu existir, / E na cabeça, uma coroa de alvoradas / A clarear o teu todo amanhecer. / Conduze o pássaro do pensamento / Pelo roteiro certo... / Pinta toda distância de azul, / Transpõe com alegria as cordilheiras / E o esforço dormirá pela paisagem."

SERVIÇO:

"Vitrais D'Alma - Poesia em Quatro Estações"

(Editora Cidade, 256 páginas) custa R$ 50,00 e pode ser solicitado pelo e-mail urban@paulourban.com.br, telefone: (15) 3212-4681. - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=212270

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 21/08/2009
Código do texto: T1766351