A CEIA DOS CARDEAIS !

" Toda alimentação faz bem

para o corpo, a alma e o

espírito . É como o mel

que derrete na boca

feito um pedaço do céu".

(by Kalena,2008) - contextualização.

A Ceia dos Cardeais foi escrita pelo famoso Júlio Dantas , nascido em 1876 e morto em 1962 , em Lisboa-Pt . Médico , jornalista político , naturista , poeta , diplomata e dramaturgo português.

Estudou em Colégio Militar . Também em Lisboa .

Escreveu a Ceia à memória do grande poeta Conde de Monsaraz.

Foi apresentada pela pimeira vez em 1902 no Teatro D. Amélia , hoje

chamado Teatro S. Luiz. Em Lisboa. É escrita em versos , para 1 ato . Já teve várias versões e , também , foi apresentada no Brasil , tendo o Raul Cortez , como um dos personagens. Traduzida em mais de 50 países , idiomas.

A história é sobre os cardeais : Cardeal GONZAGA de Castro , bispo de Albano e Carmelengo ; Cardeal RUFO, arcebispo de Òstia e

deão do sacro-Colégio e o Cardeal de MONTMORENCY , bispo de Palestrina.

Esses 3 cardeais , combinam uma ceia no Vaticano, em Roma , e durante a ceia discutem o sentido da vida, o seu ciclo e tudo o que aconteceu nas suas infâncias e juventudes. É o Mea Culpa , a catarse .

A peça é forte, densa, política , polêmica , pois envolve a Igreja , seus dogmas etc... Mexe com a cabeça de quem ainda não está convicto de certas coisas. Creio , porém , que esta obra-prima deva ser lida por aqueles que querem subsídios para a história da Litetatura contemporânea. Para mim, digo para mim , é imperdível. Indizível.

Meu livro é de 1981 da Livraria Clássica Editora , de Lisboa . Mas é encontrado nas livrarias brasileiras por um bom preço . Tem frases inesquecíveis , sensíveis . 45 páginas.