Macacos me Mordam.

"Antes de decidir

escolha bem as

palavras".

( Anatole France )

" Macacos me mordam ", é o título de um conto de Fernando Sabino. Nascido e criado em Belo Horizonte e O caçula de seis filhos. Fez escotismo e natação e muitas outras coisas que segundo ele, não lhe valeram grande coisa na vida.

Começou a escrever contos desde muito jovem . Aos treze anos publicou o seu primeiro trabalho.

Nesta crônica, ele elucida o porquê do título. Tudo se passa com um morador de BH . Um cientista precisava de macacos para suas pesquisas, seus trabalhos científicos . Faz um pedido de macacos para Manaus. No telegrama ele coloca o quanto de macacos precisava. Mas houve erro de comunicação e daí, a confusão começa.

Nunca se viu tanto macaco junto e o que acontece na cidade é ao mesmo tempo trágico e cômico. Através da narrativa , dá para perceber, que a comunicação, o perfeito entendimento das coisas é de grande responsabilidade. Tanto de quem pede , como para qem a recebe. E a necessidade, inconteste de se recorrer a alguma fonte ou a um fornecedor, específico , mas trapalhão , nem sempre dá bons resultados.

Uma crônica bastante inteligente , engraçada, repleta de mal entendidos . Vale a pena ser lida. E relida ... Texto curto e apesar disso, muito bem explicado.

Encontra-se no livro da Editora Àtica : "Para Gostar de Ler." O exemplar que eu tenho é da segunda edição e a crônica está repousando na página 66 . Além dessa, encontrará outras preciosidades de Sabino. Bastante didática . Cada leitor poderá encontrar, a sua moral da história.

Fascinante é o mundo da leitura. A gente esquece da hora, do tempo, da vida... a não ser que apareça , de sopetão, algum macaco brincalhão.