Desejo e Reparação

A Inglaterra de 1935 é o cenário desta excelente produção, baseada no romance de Ian McEwan. A história se passa em uma rica propriedade rural, onde a matriarca e suas duas filhas, Cecilia, a mais velha e Briony de 13 anos vivem. A fazenda também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge, com o dinheiro do falecido patrão.

Cecília e Robbie possuem uma enorme afinidade, porém sem saber, são correspondidos um pelo outro. Briony é a única pessoa que sabe do sentimento de ambos e é justamente ela que decidirá o futuro dessa relação.

O longa é um ótimo exemplo de como deve se passar a adaptação de uma obra literária para o cinema. Muito em razão do próprio McEwan, que foi um dos roteiristas do filme. Tornou-o leve, coeso, intenso e muito sensível.

"Desejo e Reparação" trata basicamente das ações humanas e de suas consequências, não só de quem a realizou, mas em todas as pessoas envolvidas. Uma afirmação de Briony no começo do filme aponta essa abordagem do longa. "Eu deveria ter escrito um romance; as peças são ruins porque a obra, para se realizar, depende da ação dos outros". A postura de Briony no decorrer da trama nos remete à psicanálise freudiana, sobretudo nas causas de tais atitudes.

Outra característica marcante do longa, é a utilização de flash backs, sobretudo na primeira parte do filme. Mas tudo é feito com tal competência, que em momento algum confunde o espectador. A fotografia é muito bonita e a edição fez um papel primoroso. A trilha sonora é belíssima, pode-se dizer que é um filme completo. Não é à toa que teve 7 indicações ao Oscar (Melhor Filme, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Figurino, Fotografia, Trilha Sonora e Direção de Arte).

"Desejo e Reparação alcança uma beleza única, por ter conseguido transpor para o cinema o romance de maneira fiel e mantendo a essência da obra. É uma história de amor como tantas outras, que adquire sensibilidade e autenticidade pela maneira como é contada. Merecia sorte melhor na cerimônia mais badalada do cinema, levou apenas uma estatueta, a de Melhor Trilha Sonora, pouco, muito pouco.

Nota: 8,5

http://artividades.blogspot.com