A dama desaparecida

Resenha do filmete "Scamotage d'une dame chez Robert-Houdin" (Desaparecimento de uma dama na casa de Robert Houdin). Star Films, França, 1896, 1,18 minuto, preto-e-branco. Produção, direção e roteiro: Georges Meliès. Com George Meliès e Jeanne D'Auly.

 

 

​​​​​​

 

Há quem diga que Meliès foi o primeiro cineasta de verdade, pois antes dele os filmes eram todos experimentais, Ele criou enredos e desenvolveu as trucagens em muitas fitas de fantasia. Aqui, porém, ele se limita a um número de mágica de palco, já que Meliès era um mágico, um prestidigitador, fato que facilitou muito o seu trabalho, pois era um especialista em truques.

Robert Houdin foi um mágico de grande fama, e posteriormente surgiu o grande Houdini, que adotou nome semelhante ao de seu predecessor. Entre um e outro, cronologicamente, Georges Meliès.

Neste filmete ele cobre sua assistente sentada numa cadeira, retira o pano e ela desapareceu, ele tenta trazê-la de volta mas o que aparece é um esqueleto. Ele tenta espantar o esqueleto, não consegue, aí o cobre e nesta segunda tentativa a mulher reaparece. Em suma, mera curiosidade, num dos mais antigos filmes que foram conservados.

 

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2022.