Quem tem medo de Virginia Woolf? Sádico, intrigante e interessante.
Baseado em um sucesso da Broadway, “Quem tem medo de Virginia Woolf?”, vencedor de cinco Oscar, de grande qualidade e uma boa pedida para quem deseja começar uma aventura pelos clássicos do cinema. Trata-se de um drama, que envolve dois casais, com poucos cenários e poucos personagens, tem uma duração de 2 horas, mas não chega a ser cansativo, pois nos prende em sua história.
Um belo elenco, roteiro e diálogos interessantes. Chega em DVD com uma qualidade um pouco melhor,mas ainda em preto e branco, infelizmente sem extras,apenas com os comentários do diretor de fotografia Haskell Wexler.Um clássico que vai se manter atual através do tempo,complexo,baseado em diálogos longe de se tornarem cansativos.Apresenta a realidade humana de forma nua e crua,os jogos,o humor sádico,faz com que quem o assista queira vê-lo até o final,e descobrir o desenrolar da história. Bom para quem aprecia mais que a diversão em um filme.
Os diálogos são as partes mais interessantes e inteligentes, os personagens profundos e complexos fazem-nos interessante a cada momento do filme. Casamentos feitos de mentira, infelizes e frágeis e obscuridades descobertas. Primeiro filme do diretor Mike Nichols,até então ele dirigia peças teatrais,faz esse filme parecer realmente uma peça de teatro.
Diálogos e estrutura a parte, dirijo-me as interpretações brilhantes de Elizabeth Taylor, Richard Burton e dos não menos importantes, Sandy Dennis e George Segal,que tem grande presença com o casal de jovens(Nick e Honey) que cruza o caminho de George e Martha.
Ganhou cinco Oscar (Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor direção de arte, Melhor fotografia e Melhor figurino.) e conseguiu um feito único de ser indicado em todas as 13 categorias da celebre premiação, recebendo também mais 8 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Além de receber sete indicações ao Globo de Ouro.
Um filme que amei e que recomendo a todos, simplesmente sublime e grandioso!Um clássico eterno do cinema mundial.